Ministério dos Direitos Humanos realiza inspeção no sistema prisional de Toledo e região


Foto: Divulgação - Polícia Penal do Paraná (PPPR)

A coordenadora Geral de Combate à Tortura e Graves Violações no Sistema Prisional, Mary Cândido Plans, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, realizou uma série de visitas técnicas ao sistema prisional da região, e esteve em Toledo na última segunda-feira, 02 de setembro. O objetivo do encontro foi fortalecer o diálogo entre as instituições que atuam no sistema penal, com o foco em melhorar as condições das pessoas privadas de liberdade e dos profissionais que atuam no setor prisional da região.

A visita teve início na Cadeia Pública de Toledo, onde Mary Cândido conheceu as instalações que abrigam o público GTT (Gays, Travestis e Transexuais) de todo o Paraná. Durante a inspeção, ela conversou com os presos, escutou as suas demandas e dialogou com advogados, policiais penais e servidores que estavam de plantão. Mary também visitou a Penitenciária Estadual Thiago Borges de Carvalho, em Cascavel-PR; Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro, também em Cascavel-PR; Cadeia Pública de Corbélia-PR; e a Penitenciária Federal de Segurança Máxima, em Catanduvas-PR.

Segundo Thiago Correia, Diretor da Regional de Cascavel da Polícia Penal do Paraná (PPPR), as visitas foram significativas para o sistema prisional: "É uma oportunidade de mostrar as boas práticas e também expor as problemáticas enfrentadas. Nosso objetivo é que essas questões sejam levadas ao Ministério dos Direitos Humanos e transformadas em políticas públicas efetivas, visando a ressocialização, o trabalho e a escolarização das pessoas privadas de liberdade".

Mary Cândido destacou que as informações colhidas durante a visita serão essenciais para a elaboração de políticas públicas, como o Plano Estadual de Enfrentamento do Estado de Coisas, conhecido como Pena Jus. O Ministério dos Direitos Humanos se comprometeu a retornar aos estados, incorporando as boas práticas e enfrentando os desafios observados para desenvolver estratégias de melhoria nas condições carcerárias.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Penal do Paraná (PPPR).

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias