Toledo será a sede do III Encontro Estadual de Captação de Doadores de Sangue


Foto: Kelvin Polasso - Toledo News

Nos dias 25 e 26 de setembro, Toledo sediará o III Encontro Estadual de Captação de Doadores de Sangue, evento que contará com a participação de servidores da rede Hemepar de todo o estado, além de profissionais hospitalares da 20ª Regional de Saúde e representantes da sociedade civil organizada. O encontro, que ocorrerá no auditório da FAG Toledo a partir das 08h30, tem como principal objetivo alinhar conceitos e ampliar as competências dos profissionais que atuam na captação de doadores, um processo

crucial para garantir o funcionamento do sistema de doação e transfusão de sangue.

Vânia Frigotto, coordenadora do Banco de Sangue de Toledo, destacou a importância de sediar um evento desse porte. “É uma alegria para nós, equipe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo, organizar e sediar o 3º Encontro Estadual de Captação. A descentralização de um evento desse porte evidencia o respeito e a crença do Hemepar - Curitiba em possibilitar que unidades do interior possam mostrar o seu potencial”, afirmou Vânia. Segundo ela, o evento é uma oportunidade única de alinhamento conceitual e troca de experiências entre os profissionais envolvidos.

Durante o encontro, será discutida a importância da captação de doadores, que Vânia definiu como &qa porta de entrada do ato transfusional “A captação de doadores envolve ações de conscientização da população sobre a importância da doação de sangue, além de ser a ponte entre a sociedade e a rede de saúde. Uma captação organizada, engajada e com conhecimento auxilia no ato transfusional e, em especial, sensibiliza a sociedade civil”, explicou.

O evento contará com palestras presenciais e discussões virtuais em tempo real, além da apresentação de banners que destacarão iniciativas exitosas nas diferentes unidades da rede. “Muitas vezes, a rotina do trabalho nos faz esquecer que nossas ações são relevantes para muitas pessoas. Achamos que o que fazemos é simples, mas, às vezes, o que o colega de outra unidade precisa é apenas de uma ideia inicial para tentar mudar a sua realidade”, disse Vânia. Ela também ressaltou a participação de profissionais hospitalares e de grupos autônomos ou vinculados a empresas, que auxiliam diariamente na captação de doadores.

A programação do encontro inclui temas como o ciclo do sangue, estratégias de captação por meio de redes sociais, fidelização de doadores, captação hospitalar e institucional, além de palestras sobre doação de medula e órgãos. Haverá também a participação de especialistas como a Doutora Eugenia Maria Amorim Ubiazi, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-SP, Nagela Lima, do HEMOCE do Ceará, e Yohhan Garcia, ouvidor-geral do Paraná.

Segundo Vânia, a presença de profissionais e representantes da sociedade civil amplia as potencialidades de captação e fortalece o elo entre a sociedade e a rede de doação de sangue.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias