Setembro Verde: Hoesp - Hospital Bom Jesus destaca avanços na doação de órgãos com 95% de aceitação


Foto: Divulgação - Hoesp - Hospital Bom Jesus

A campanha do Setembro Verde, dedicada à conscientização sobre a importância da doação de órgãos, ganha ainda mais relevância com os números divulgados pela Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) - Hospital Bom Jesus nesta terça-feira, 17 de setembro. 

Segundo o levantamento, apenas em 2024, até o mês de agosto, 33 pessoas receberam órgãos como rim, fígado e coração por meio da instituição, número que exclui a doação de tecidos como córneas e válvulas cardíacas.

“Desde 2010, a Hoesp já autorizou 298 doações de órgãos, consolidando-se como uma referência na área. A taxa de aceitação de doações na instituição é de 95,00%, uma das mais altas do Paraná, o que demonstra a confiança das famílias na equipe do hospital e a seriedade com que o processo é conduzido”, ressalta o coordenador da CIHDOTT, Itamar Weikanko. No primeiro semestre de 2024, foram realizadas 20 entrevistas para doações de órgãos, resultando em 19 doações efetivas.

Entretanto, a realidade para quem aguarda um transplante ainda é preocupante. Atualmente, mais de 4 mil pessoas estão na fila de espera por um órgão no Paraná, reforçando a necessidade de ampliar as doações e sensibilizar a população. “O Setembro Verde tem como objetivo não apenas trazer luz a essa questão, mas também incentivar o diálogo sobre a doação de órgãos entre famílias, já que a autorização para doação depende da concordância dos familiares”, acrescentou Weikanko.

Com esses números, a Hoesp reafirma o seu papel na luta pela vida e no apoio à causa da doação de órgãos, promovendo conscientização e salvando vidas através dos transplantes realizados.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias