Toledo representa 14% da arrecadação da água mineral no Paraná em 2023


Foto: Patryck Madeira - AEN

A indústria de água mineral no Paraná registrou um crescimento expressivo em 2023, movimentando R$ 242,03 milhões, um aumento de 21,30% em relação ao ano anterior. Esse resultado foi alcançado com a comercialização de 377,36 milhões de litros de água mineral, segundo o quarto informe mineral de 2024, divulgado pelo Instituto Água e Terra (IAT). O aumento de consumo reflete diretamente no desenvolvimento econômico do setor, gerando mais empregos e ampliando a arrecadação.

Entre os municípios com maior destaque na arrecadação pela exploração da água mineral, Toledo aparece em segundo lugar, respondendo por 14,00% da arrecadação total. Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), lidera com 29,20%, enquanto Foz do Iguaçu ocupa o terceiro lugar com 10,50%. Juntos, esses e outros três municípios (Almirante Tamandaré, Iguaraçu e Iretama) responderam por 71,10% do total arrecadado em Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM).

O aumento de arrecadação no Paraná também foi significativo, com um total de R$ 2,22 milhões gerados pela CFEM em 2023, representando um aumento de 18,90% em comparação com 2022. O valor arrecadado é distribuído entre o município produtor (60,00%), os municípios afetados (15,00%), o Estado (15,00%) e a União (10,00%).

Toledo se destaca no cenário estadual não só pela quantidade de água mineral extraída, mas também pela contribuição ao desenvolvimento econômico local e regional, sendo um dos principais responsáveis pelo aumento na arrecadação. Essa indústria, segundo Marcos Vitor Fabro Dias, geólogo do setor de Divisão Territorial do IAT, movimenta toda uma cadeia produtiva, desde a extração até a produção e distribuição, gerando empregos e benefícios para o estado do Paraná.

A regulação e o controle da exploração da água mineral no Paraná são de responsabilidade do IAT, que emite as licenças ambientais necessárias para a exploração. Desde 1993, o órgão já concedeu quase 200 outorgas para o envase de água mineral, garantindo o uso sustentável dos recursos hídricos e prevenindo a superexploração. A água mineral extraída no estado provém de aquíferos localizados em diferentes camadas geológicas, como os famosos aquíferos Guarani e Caiuá, que fornecem água de alta qualidade e com diferentes composições químicas, favorecendo a diversidade de produtos no mercado.

Com o crescimento do consumo e a forte demanda por água mineral, o Paraná, especialmente cidades como Toledo, consolida a sua importância no setor, contribuindo para o avanço econômico e a preservação dos recursos naturais do estado.

Com informações da Agência Estadual de Notícias (AEN).

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias