Smed e BPEC-PR realizam a formatura da 45ª turma do Proerd


Foto: Divulgação - Smed

O Teatro Municipal de Toledo recebeu na manhã desta quarta-feira (21) uma plateia bem animada e interativa. Alunos dos quintos anos de treze escolas municipais participaram da cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Aproximadamente 750 estudantes se comprometeram a serem resistentes às drogas e à violência. Este é o segundo ciclo de formação realizado em 2024.

Nesta edição, participam os alunos das seguintes escolas municipais: Antônio Scain, Henrique Brod, São Dimas, Shirley Maria Lorandi Saurin, Walmir Grande, Carlos João Treis, Waldyr Luiz Becker, José Pedro Brum, Alberto Santos Dumont, Norma Demeneck Belotto, Jardim Concórdia, Miguel Dewes e São Pedro.

O evento foi organizado por meio de uma parceria da Secretaria Municipal da Educação (Smed) com o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária do Paraná (BPEC-PR). O ato representa o encerramento de um ciclo de dez módulos, onde policiais militares trabalham diretamente com os alunos. Em Toledo, eles são muito conhecidos pelos jovens, os PMs Marcante, Salete e Bruno são responsáveis por mudar os hábitos e auxiliar os estudantes a se manterem resilientes.

Uma das atividades durante os encontros é produzir uma redação, as três melhores foram escolhidas para serem lidas durante a formatura. Os proerdianos escolhidos foram André Vinícius da Silva, Gabrielli Luiza Corrêa de Souza e Laura Meurer Salvador.  Eles contaram sobre os conhecimentos adquiridos durante o programa, sobre os comportamentos a serem adotados para serem resistentes às drogas e à violência e como tomar decisões seguras e responsáveis.

“No início achei que seria chato e entediante, mas estava enganada, foram dez semanas inesquecíveis e um maravilhoso aprendizado”, relatou uma das jovens.

O prefeito Beto Lunitti falou sobre a responsabilidade de dar condições para os professores e para que as estruturas das escolas possam ser boas e positivas. Destacou a importância do programa, como meio de conexão entre o poder público e a comunidade.

A secretária da Educação, Dirce Maria Steffens Külzer, complementou ao dizer que esse é um momento especial. “Tudo isso é graças a essa parceria com a Polícia Militar e com as famílias. Das mil aulas que os alunos possuem durante o ano, dez são com o Proerd. São aprendidas lições para toda a vida”, enfatizou a secretária.

“Com a formação destas crianças, pra vida inteira, nós vamos ter uma sociedade muito mais forte e muito mais equilibrada. O melhor investimento é aplicado na educação”, frisou o subcomandante do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária do Paraná, Major Harley Hudson Gianina Lamy.

O proerdiano Lucas José Stringhini Araújo, foi escolhido para, junto com os demais, firmar o compromisso público de prevenir o uso de drogas, resistindo às pressões de amigos e da mídia, reforçando a autoestima, além de desenvolver ações de cidadania.

Proerd - o programa começou por meio de uma parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles-EUA e o distrito escolar daquela cidade em 1983, recebendo o nome de DARE (Drug Abuse Resistance Education). Este esforço cooperativo foi guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção, baseados na tomada de decisões, estabelecimentos de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.

O Proerd é aplicado por policiais militares que são rigorosamente selecionados e formados por profissionais da área de Educação, onde atuam em sala de aula em período letivo, uma vez por semana, durante uma hora aula com turmas do 5º ano do ensino fundamental, sendo o programa regular desenvolvido em dez lições. Presente na rede de ensino público do Paraná desde o ano de 2000, já formou mais de 1,7 milhão de estudantes. Em Toledo, desde 2002, já formou mais de 31 mil estudantes.

Quem não podia faltar na festa era o leão Dare, mascote do Proerd. O público foi ao delírio com sua chegada e com as dancinhas características. Ele também posou para a foto durante a entrega dos certificados aos representantes de cada escola.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias