Hoesp - Hospital Bom Jesus reforça atendimento à saúde mental no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio


Foto: Divulgação - Hoesp - Hospital Bom Jesus

Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro, a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) - Hospital Bom Jesus reforça a necessidade de atenção à saúde mental. A psicóloga Letícia Schranck, da Hoesp, ressaltou a importância de se levar a sério os problemas de saúde mental e de se oferecer apoio a quem precisa.

"Precisamos levar a sério o cuidado com a saúde mental. Nesse período, usamos frases motivacionais para incentivar as pessoas a não desistirem da vida", afirmou Letícia.

A Hoesp oferece atendimento a pacientes com problemas de saúde mental desde o Pronto Socorro, reconhecendo a urgência que estes casos exigem. "Há muitos casos de pacientes que chegam no hospital após a tentativa de suicídio, e é importante que esse atendimento seja realizado o quanto antes, e continue depois com o encaminhamento necessário à rede de apoio", explicou a psicóloga.

Letícia enfatizou que o diálogo é fundamental na prevenção ao suicídio. "Quanto mais a gente fala, mais viabilidade, informações e recursos a gente traz sobre o assunto," disse ela. A psicóloga alertou ainda para o impacto negativo de frases que desqualificam o sofrimento do paciente, como "isso é frescura", e reforça a importância do apoio nesse momento. "Muitas vezes a dificuldade não está na identificação dos sintomas, mas sim na validação", completou.

A mensagem final da profissional é um chamado à ação: "Saúde mental é importante, busque ajuda".

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias