Campanha Legal 2024 é lançada em evento na Aldeia Infantil Betesda


Foto: Divulgação

Gerenciada pela Igreja Evangélica Livre de Toledo e localizada no Jardim Pancera, o Centro Social Educacional Aldeia Infantil Betesda recebeu, na manhã desta segunda-feira (21), a solenidade de lançamento da “Campanha Legal 2024 – Vire Amigo do Leão”, campanha cujo tema neste ano é “Declare seu carinho!”. Esta é a 22ª edição de uma iniciativa que incentiva cidadãos e empresas a destinarem parte do seu imposto de renda para a manutenção de entidades que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social com ações voltadas às áreas de assistência social, saúde, educação, cultura, e esportes e lazer.

Pessoas jurídicas podem destinar 1% e pessoas físicas 6% do tributo devido, aderindo a causa até 31 de dezembro do ano-exercício. A partir desta data até o prazo final para entrega da declaração é a pessoa física pode destinar 3% do imposto. Somados a outros recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), a campanha anterior destinou R$ 1.756.793,29 a cinco instituições que atendem, ao todo, 1.230 pessoas com idade de 0 a 18 anos, selecionadas em edital de chamamento público. 

Do total arrecadado, R$ 713.780,92 foram destinados à Centro Assistencial da Diocese de Toledo/Casa de Maria (400 pessoas atendidas); R$ 517.491,17 à Ação Social São Vicente de Paulo (290); R$ 206.996,47 ao Centro Social e Educacional Aldeia Infantil Betesda (98); R$ 184.690,81 para a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp - 207); e R$ 133.833,92 à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Toledo (Apae - 235).

Após a apresentação cultural da turma do Pré I, o diretor-executivo da Aldeia Betesda, pastor Lineu Wutzke, apresentou um breve histórico da instituição e falou sobre os planos de investimentos de curto e médio prazo. Em seguida, foi exibido vídeo produzido pelos departamentos de Marketing das cooperativas de crédito que apoiam a causa no qual são descritas as atividades e os investimentos realizados com os recursos obtidos pela Campanha Legal 2023.

Além de anfitrião, o pastor Lineu também foi o mestre de cerimônias do evento, e pediu uma salva de palmas aos representantes das organizações da sociedade civil beneficiadas, aos diretores e colaboradores de cooperativas de crédito, de órgãos de imprensa e de escritórios e associações relacionadas ao universo contábil. “Embora estejamos começando agora uma nova campanha, mas este esforço é contínuo. Se não fossem estes recursos da Campanha Legal, não conseguiríamos manter e investir nas entidades. Em nome de todas as crianças e adolescentes atendidas pela Betesda e as demais entidades, expresso minha gratidão”, agradece. 

Mesa de honra

Em seguida, foi composta a mesa de honra. Foram chamados o coordenador da campanha e representante das entidades, padre Hélio Bamberg, que é presidente da Casa de Maria; a titular da Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), Rosiany Favareto, que falou em nome do prefeito Beto Lunitti; o vereador Leoclides Bisognin, que representou a Câmara de Vereadores; a 1ª vice-presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade (Sincoeste), Lisiane Simone Knaack; o delegado Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap/PR), Ederson Claiton Mores; o representante da classe contábil, Ivo Destefeni; a diretora de Responsabilidade Social e Ambiental da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Maria Rita Pozzebon; o diretor-superintendente do Sicoob Meridional, Gilberto Albarello; o presidente da Sicredi Progresso, Inácio Cattani; o diretor comercial da Uniprime Pioneira, Lucio Scheuer; e o diretor de negócios do Cresol Integração, Eduardo Richetti Anschau.

Inácio e Ivo falaram, respectivamente, pelas cooperativas de crédito e pela classe contábil. “É satisfatório estar neste movimento, de colaborar fazendo o adiantamento do imposto de renda dos nossos clientes sem cobrar juros deles. Temos a intenção de divulgar esta campanha ainda mais aos nossos associados. Queremos e devemos fazer mais, pois as entidades precisam de um volume ainda maior de recursos e temos condições de contribuir mais”, ressalta o presidente da Sicredi Progresso. “Os contadores são as principais ferramentas da campanha, pois temos os meios de convencer os clientes a contribuírem com esta causa. Tão importante como o conhecimento é o amor que deve nos mover nessa caminhada. Em nome deste sentimento, peço uma maior colaboração da nossa classe, pois temos 70 escritórios em nossa cidade e só 23 participaram. Todos precisam saber que esta é a melhor boa ação que existe, pois o cidadão não paga um centavo a mais de imposto e permite que parte deste montante fique aqui”, salienta o representante da classe contábil.

Ires e Rosiany trataram, em suas falas, dos avanços graduais conquistados pela mobilização. “Hoje é o dia dar o pontapé para mais uma Campanha Legal, mas também de reconhecer quem tem trabalhado nela há mais de 20 anos. Fomos um dos primeiros municípios do Brasil a ter aproveitado esta possibilidade prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente. De lá para cá, a tecnologia facilitou o processo e a arrecadação aumentou. Trata-se de destinação, não de doação, pois estamos falando de um dinheiro que iria para o governo federal, mas que fica aqui, usado às claras”, pontua a presidente do CMDCA. “É uma campanha que já atingiu sua maioridade, com a confiança da sociedade que vê cada investimento que é realizado com estes recursos. Para cada equipamento que é adquirido, vemos a vida acontecer, materializada em serviços que fazem a diferença na história de centenas de crianças e adolescentes. Vale lembrar que cada real destinado é monitorado e fiscalizado pela SMDH e pelo CMDCA e existe ainda a supervisão do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. A união destes atores permite que tenhamos uma rede de proteção sólida e as entidades que atendem este público têm papel fundamental neste processo”, analisa a secretária de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano.

Leoclides e Hélio discorreram sobre a magnitude da Campanha Legal. “Até hoje, participei de todas as edições e tenho a percepção que é tão pouco para ajudar tanta gente. Cada real destinado é multiplicado por cinco, fazendo mais e melhor do que faria o poder público, para quem a manutenção custa bastante. É preciso haver uma sensibilização dos donos de escritórios. Felizmente, não vemos crianças nas ruas, mas muitas correm perigo em suas casas. Temos 80 crianças e adolescentes em casas abrigo, a quem o prefeito, o vice e a secretária são pai e mãe deles. Estamos para abrir a quarta casa e se nada for feito ainda será insuficiente. Se tem alguma coisa em quem devemos confiar são as nossas entidades”, destaca o vereador. “Quero reconhecer o papel de todos, que convivem numa união profunda. São muitas mãos erguendo esta obra e por todas elas eu louvo a Deus. Quero destacar a melhoria que houve na nossa comunicação a partir do envolvimento dos departamentos de Marketing das cooperativas. Foi um trabalho organizado, com cada etapa sendo cumprida dentro do prazo ou até antes”, observa o sacerdote, que, antes de declarar lançada a Campanha Legal, proferiu, ao lado do pastor Lineu Wutzke, a benção sobre os presentes. 

Mídia e parceiros

Na parte final do evento, foi entregue um flyer com prestação de contas com valores e investimentos realizados pelas entidades beneficiadas com os recursos da Campanha Legal. Também constam os órgãos públicos, entidades e escritórios de contabilidade parceiros.

Estão neste rol, na condição de realizadores, o CMDCA, o Sincoeste, o CRC/PR e o Sescap/PR. Prefeitura de Toledo, Câmara Municipal, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Sicoob, Sicredi, Cresol, Uniprime, Associação Toledana de Imprensa (ATI), Vaccinar Nutrição Animal e Prati-Donaduzzi apoiam a iniciativa. Os escritórios mobilizados na causa são: Ágil, Alfa, Atual, Augi, Bloot, C&R, Danzer, Decisão, Deskon, Eco, Grando, Gruber, Liderança, Luckmann, Master, Padrão, Qualitycon, Ramos, Rdcon, Rocha, Roma, Rubens, Saga, Seleto, Sperotto/Tottes e Viabilize.

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