Aluna de ballet de Toledo conquista vaga na Escola do Bolshoi após seleção nacional


Foto: Divulgação

A jovem Ana Júlia de Abreu Barbosa, aluna do Núcleo Acadêmico de Dança de Toledo (NAD), foi aprovada na concorrida seleção nacional da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a única filial no mundo do famoso Teatro Bolshoi da Rússia. A filial brasileira figura entre as melhores escolas de ballet no mundo.

A avaliação final ocorreu no último fim de semana em Joinville-SC, onde Ana Júlia garantiu uma das 40 vagas disponíveis para o curso de Dança Clássica, que terá início em fevereiro de 2025. O processo seletivo deste ano contou com mais de 3 mil bailarinos inscritos nas pré-seletivas, resultando em uma concorrência de 77 candidatos por vaga. A última etapa reuniu 400 crianças de diversas partes do país.

Os testes aplicados na seleção abrangeram desde avaliações médico-fisioterápicas, analisando postura, estrutura física e habilidades motoras, até testes artístico-musicais e cognitivos, que verificaram a flexibilidade, a musicalidade e a projeção cênica dos candidatos. Os aprovados ingressarão no curso, que tem duração de oito anos e é gratuito. A Escola Bolshoi oferece aos alunos benefícios como alimentação, transporte, uniformes, assistência social e acompanhamento pedagógico e de saúde.

Para Sylvana Albuquerque, coordenadora da Seleção Nacional da Escola Bolshoi, o impacto do processo seletivo vai além da formação técnica em dança, oferecendo uma oportunidade transformadora para as crianças. "Elas trazem consigo expectativas, medos e esperanças, e nossa missão é acolhê-las com respeito e empatia", destacou.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias