Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019 Fale Conosco Redação: (45) 9.9800-7080
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vacinação contra a gripe atinge 97,95% dos grupos prioritários em Toledo; ainda restam doses nas unidades do interior

Toledo | 04/06/2019 | 17:29 |
A campanha de vacinação contra a gripe atingiu 97,95% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e ainda restam algumas doses em unidades de saúde do interior e na Unidade Básica de Saúde do Cosmos, nas proximidades do Jardim Coopagro.

O Ministério da Saúde anunciou há alguns dias que a partir da última segunda-feira (03), a imunização contra a gripe também está disponível para população como um todo. No entanto em alguns municípios da região as doses esgotaram em menos de um dia. Em Toledo 2.300 doses da vacina foram distribuídas em todas as unidades básicas de saúde e em pouco mais de um dia restam poucas doses nas unidades do município.

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Cleunice Sarturi, destaca que a procura pelas doses da vacina foi melhor do que o esperado. “A procura foi muito boa, superando as nossas expectativas. Como as doses foram distribuídas em todas as unidades de saúde parece ter sido pouco, mas mesmo assim a gente conseguiu atender a uma parte significativa da população”, comentou.

Cleunice complementa ressaltando que a princípio não são esperadas a chegada de novas doses para a rede pública municipal. “A gente vai continuar vacinando a população do interior, enquanto ainda restam algumas doses em nosso estoque. No entanto o que a 20ª Regional de Saúde nos repassou foi que só serão distribuídas novas doses para o município se sobrar nas cidades da região”, informou.

Campanha Nacional de Vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe teve início em todo o Brasil no dia 22 de abril e se estendeu até a última sexta-feira 31 de maio. Em um primeiro momento a imunização estava liberada somente para os grupos prioritários que são compostos por gestantes; crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses; idosos acima de 60 anos; portadores de doenças crônicas; professores; trabalhadores da área de saúde e puérperas (mulheres que deram à luz há pouco tempo).

A Vigilância Epidemiológica divulgou nesta terça-feira (04), os primeiros dados quantitativos, que apontam que 97,95% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários já foi vacinada. Entre os grupos prioritários a maior parte atingiu o percentual considerado ideal que é de 90%.

Foram vacinados 2.929 trabalhadores da saúde, totalizando 117,68%; 13.109 idosos acima dos 60 anos, totalizando 106,62%; 1.456 professores, totalizando 132,07%; 7.851 crianças, totalizando 85,51%; 6.884 pessoas com doenças crônicas, totalizando 85,29%; 196 puérperas, totalizando 77,47% e 1.173 gestantes, totalizando 76,07%.

“No geral nós conseguimos bater a meta de imunização de boa parte dos grupos prioritários. Em alguns deles a quantidade considerada ideal foi superada tranquilamente, o que é muito significativo. Apenas gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas e crianças não atingiram o percentual ideal que é de 90%, mesmo assim a maior parte das pessoas que fazem parte destes grupos foram imunizadas”, completou Cleunice Sarturi.

Prevenção

As vacinas disponibilizadas nos postos de saúde de todo o país protege a população contra os três subtipos de gripe a Influenza B; H3N2 e H1N1. Por isso a vacinação é considerado o principal meio de prevenção aos vírus da gripe.

Alguns especialistas ainda aconselham a utilizar outros meios de prevenção como higienizar as mãos com água, sabão ou álcool em gel. Esses cuidados devem ser tomados, principalmente após comer; utilizar o banheiro; e após tossir ou espirrar e também evitar tocar os olhos, nariz e boca, assim que encostar em locais que possam estar contaminados como corrimãos, maçanetas e outros.

A transmissão dos vírus Influenza se dá facilmente pela secreção, quando a pessoa contaminada tosse, espirra ou fala. O vírus ainda pode ser transmitido pelas mãos ou por objetos contaminados. Isso acontece no momento em que o vírus entra em contato com o nariz, olhos ou boca da pessoa.

A gripe é uma doença aguda que acomete as vias respiratórias. Lembrando que gripe e resfriado são distintos, pois possuem sintomas diferentes, sendo que o resfriado é transmitido por rinovírus e coronavírus.

Sintomas

Influenza é o nome científico dado a gripe, que pode ter como primeiros sintomas febre acima dos 38ºC; dor de cabeça; dor de garganta; coriza; fraqueza; dores musculares; tosse e espirros; dentre outros sintomas.

Clique aqui e participe do grupo do Toledo News no WhatsApp. Receba informações em tempo real dos principais acontecimentos de Toledo.

| Fotos: Divulgação |
 
 
 
 
 
 
PUBLICIDADE
Grupo do Toledo News no WhatsApp
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS POR E-MAIL
Curso profissionalizante de Bombeiro Civil em Toledo está com preços especiais. Confira os valores e inscreva-se
7 motivos para você inscrever seu filho na Escolinha de Futebol Grêmio Toledo
Conheça esse método e de o PLAY no emagrecimento
Seu cliente está no Toledo News! Anuncie sua empresa aqui.
Sexta pede um Shawarma de Pernil em promoção no Don Kebab de Toledo!