Toledo receberá neste fim de semana a imagem peregrina de Santa Paulina


Foto: Divulgação - Santuário Santa Paulina

Neste fim de semana, o município de Toledo receberá a visita especial da imagem peregrina de Santa Paulina. A programação, repleta de momentos de devoção e fé, promete tocar os corações dos fiéis e fortalecer os laços espirituais da comunidade.

A chegada da imagem está prevista para esta sexta-feira (26), dando início a inúmeras de atividades que se estenderão até o domingo (28). No entanto, o ponto alto das celebrações ocorrerá a partir da manhã de sábado (27), quando está programada uma missa na Fazenda da Esperança Cristo Rei, seguida por um almoço com os integrantes da Fazenda.

No sábado à noite, às 20h00, a Paróquia São Pedro e São Paulo, na Vila Operária, será palco de mais uma missa especial com a presença da imagem peregrina. O pároco Luiz Carlos Franzener conduzirá a cerimônia, que promete ser um momento de profunda reflexão e louvor.

No domingo, a programação continua com uma missa na Paróquia São Cristóvão, na Vila Industrial, às 08h00, presidida pelo pároco Marcos Denck da Silva. E para encerrar com chave de ouro, uma última missa está prevista para a noite de domingo, no Seminário Santa Mônica, com a presença dos freis Gelson Briedis, Joarez Bastiani e Valdecir Soares.

A organização desta visita é realizada pela família de Nilton Gregório, que encontrou na devoção a Santa Paulina um apoio durante momentos difíceis. Sua esposa e um de seus filhos enfrentaram problemas de saúde graves, mas, por meio da fé, encontraram conforto e superaram os desafios.

Para os devotos e fiéis de Toledo, esta é uma oportunidade única de vivenciar a presença espiritual de Santa Paulina e renovar a fé em tempos de incerteza. A imagem retornará para Santa Catarina na segunda-feira (29), deixando para trás memórias de devoção e gratidão na cidade. Vale ressaltar que a imagem deveria ter vindo para Toledo há alguns anos, mas isso não ocorreu devido a pandemia da Covid-19 e agora finalmente será concretizada.

Sobre Santa Paulina

Amabile Lúcia Visintainer, também conhecida como Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, nasceu em 1865, na Áustria-Hungria, e imigrou para o Brasil em 1875, fixando-se em Nova Trento-SC. Sua vida foi marcada pela devoção religiosa e caridade, fundando a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Após uma série de desafios e adversidades, incluindo sua luta contra o diabetes, ela foi canonizada em 2002 pelo Papa João Paulo II, tornando-se a primeira santa brasileira.

A trajetória de Madre Paulina é uma inspiração de fé e dedicação ao próximo. Fundou instituições de caridade e cuidou dos mais necessitados, sendo reconhecida por sua devoção à Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Sua beatificação em 1991 e canonização em 2002 pelo Papa João Paulo II destacam sua importância para a Igreja Católica no Brasil, sendo venerada como padroeira "não oficial" dos diabéticos. Seu legado perdura, com seu dia de festa celebrado em 09 de julho.

Sobre o Santuário de Santa Paulina

O Santuário Santa Paulina é um Parque Ecológico, onde o visitante pode passear, orar e contemplar a natureza através do verde da paisagem, bem como pela beleza das flores, cachoeiras, animais, pássaros e belas trilhas.

Em cada espaço você sentirá a presença de Santa Paulina, através de cada marco histórico dedicado a ela e aos seus antepassados.

O Complexo oferece ao devoto uma estrutura de qualidade com restaurante próprio, hospedagem e loja de lembranças que possibilitam a todos aqueles que visitam o Santuário desfrutar de ricos momentos e ainda levar uma lembrança.

Curiosidades

O Santuário levou 924 dias para ser construído. Tem uma área total coberta de 6.925,56m² com 80m de largura90 de comprimentos.

As vigas de concreto pesam 850t e as de aço 650t. O alumínio usado na fabricação das telhas duplas foi de 60t. Os bancos compreendem 2 mil metros de extensão. No isolamento acústico foram usados 95 mil blocos de tijolos.

O Santuário capta, trata e distribui água aos seus peregrinos com supervisão técnica sistemática, bem como executa o tratamento de esgoto com mão de obra qualificada.

Sua área de estacionamento é de 14mil m².

O Santuário de Santa Paulina fica localizado na Rua Madre Paulina, N° 3.988, no bairro do Vígolo, em Nova Trento-SC.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias