Desenvolvimento Humano realiza encontro que discute a socioeducação em Toledo


Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (16) a Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano realizou o VIII Encontro Municipal da Socioeducação. O evento é promovido em parceria com a Comissão Intersetorial de Socioeducação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e com a Universidade Federal do Paraná - Campus Toledo (UFPR-Toledo). 

Objetivos - O encontro objetiva a atuação qualificada na socioeducação; a promoção de uma abordagem humanizada, ética e respeitosa, garantindo a dignidade dos adolescentes; o fortalecimento das parcerias interdisciplinares na rede de proteção; o estímulo ao protagonismo e à participação dos adolescentes, capacitando-os para construir projetos de vida saudáveis; a melhoria na qualidade das práticas socioeducativas, baseada em abordagens pedagógicas e intervenções embasadas em evidências; o foco na ressocialização e reintegração dos adolescentes, com redução de reincidências e engajamento com a sociedade; a conscientização sobre diversidade, igualdade e não discriminação; a aplicação de estratégias de escuta ativa, mediação de conflitos e resolução pacífica de problemas; a reflexão crítica e o aprimoramento contínuo, através da troca de experiências e atualização sobre as melhores práticas na socioeducação.

“Não tem como pensar na socioeducação sem pensar em falhas, em especial das políticas públicas. Os adolescentes que em algum momento infringiram uma lei têm, sim, suas marcas no papel da vida, mas isso não significa que não possam desenhar um futuro diferente, cheio de possibilidades. E é aí que entra a importância da socioeducação, das políticas públicas", pontuou a secretária de Desenvolvimento Humano, Rosiany Favareto.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ires Damian Scuzziato, demonstrou preocupação com a dependência química entre jovens. “Falar de medidas socioeducativas é um momento de reflexão, mas é sinal que outras políticas públicas falharam”, mencionou a presidente. 

Segundo a médica municipal e coordenadora do Internato da UFPR, Mayara Bolson, e a representante dos Conselhos Tutelares, Nayara Galdino Camillo, eventos são de extrema importância para fortalecer o trabalho da Rede de Proteção das crianças e adolescentes. 

“Que os elementos aqui debatidos possam contribuir para que nossa sociedade seja justa, fraterna, digna, mas que ela tenha um ambiente de encantamento, de inclusão e de transformação”, declarou o prefeito Beto Lunitti no ato de abertura do evento. 

A Secretaria de Justiça do Estado do Paraná foi representada pelo coordenador da Gestão de Sistema de Atendimento Socioeducativo, Alex Sandro da Silva, o qual também realizou a primeira palestra do dia: “Introdução à Socioeducação e ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - A execução no contexto atual”. 

O evento contou também com a participação do Diretor do Centro de Socioeducação de Toledo (Cense), Sandro de Moraes; do diretor da Casa de Semiliberdade de Toledo, Alexon Marcelo Schuh e de adolescentes que representaram o Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) do CMDCA. 

As atividades aconteceram no anfiteatro Moacir Galante, anexo ao Colégio Estadual Castelo Branco (Premen). Durante o dia foram realizadas várias palestras e discussões. “Contexto atual das medidas socioeducativas”, com Mayara Souza; Relato de jovem sobre o sistema socioeducativo e transformações vivenciadas; “Práticas exitosas no Sistema Socioeducativo”, com Ravena do Carmo Silva; “Saúde Mental, Adolescência e Juventude: Caminhos para o Desenvolvimento Integral”, com Sandra Cordeiro Muniz; e “Atuação da Regional da Socioeducação”, com Fabiane Taborda.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias