Comunidades de Toledo podem se transformar em distrito após plebiscito


Foto: Carlos Rodrigues - Prefeitura de Toledo

A Câmara de Vereadores de Toledo está prestes a definir uma nova data para a realização de um plebiscito que pode transformar as localidades de Ouro Preto e Sol Nascente em um novo distrito. O objetivo é permitir que os moradores dessas regiões decidam sobre a mudança que, segundo os seus defensores, traria maior autonomia administrativa e facilitaria o acesso a recursos e investimentos públicos.

O plebiscito será restrito aos eleitores das seções 277 (Ouro Preto) e 279 (Sol Nascente) da Zona 75 do município de Toledo. A princípio, a votação será realizada através de cédula única impressa, com duas perguntas: se os eleitores concordam com a criação de um novo distrito e, caso afirmativo, qual nome preferem entre quatro opções: Ouro Preto do Guaçu, Ouro Preto do Paraná, Ouro Preto do Sul ou Ouro Preto de Toledo.

A proposta de transformação dessas localidades em distrito é vista como uma oportunidade para aumentar os investimentos em áreas essenciais como saúde, educação, transporte e saneamento. Segundo o vereador Beto Scain (MDB). "Com a mudança de vila para distrito, e consequentemente com o crescimento do distrito, consegue-se mais investimentos públicos seja municipal, estadual e também investimentos privados, desde agência bancária, agência de Correios, mais investimentos em saúde e etc".

Originalmente, o plebiscito estava planejado para ocorrer junto às eleições municipais em 06 de outubro. No entanto, a Justiça Eleitoral não autorizou a realização no mesmo dia, temendo confusão entre os eleitores. Agora, a expectativa é que o plebiscito ocorra em novembro, conforme já está sendo organizado pela Câmara de Vereadores. "O plebiscito funcionará nos moldes de uma eleição municipal. Vamos tentar fazer com uso de urnas eletrônicas. Se não for possível será com uso de cédulas" afirmou Scain.

O projeto de resolução que busca a transformação de Ouro Preto e Sol Nascente em um distrito já foi aprovado na Câmara. Se o plebiscito resultar em mais de 50,00% dos votos a favor, o projeto será protocolado e passará pelas Comissões da Câmara, sendo votado posteriormente em plenário. Caso aprovado, será remetido à sanção pelo prefeito, e assim oficializando o novo distrito.

Atualmente, Toledo conta com 10 distritos: Concórdia do Oeste; Dez de Maio; Dois Irmãos; Novo Sarandi; Novo Sobradinho; São Luiz do Oeste; São Miguel; Vila Ipiranga; Vila Nova; e Bom Princípio do Oeste. Se aprovado, Ouro Preto e Sol Nascente formarão o 11º distrito de Toledo.

Essa reorganização territorial já faz parte da história de Toledo. Comunidades como Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand e Nova Santa Rosa, que hoje são municípios independentes, já foram distritos de Toledo. Agora, Ouro Preto e Sol Nascente podem seguir um caminho semelhante alcançando o status de distrito, buscando maior autonomia e desenvolvimento para os seus habitantes.

A intenção é de que a criação de um distrito traria mais representatividade política e, potencialmente, mais recursos financeiros para melhorar as condições de vida da população local. A votação será decisiva para definir o futuro dessas comunidades.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias