Articulação do prefeito toledano resulta em atendimentos de cardiologia no Bom Jesus


Foto: Divulgação

Em reunião realizada nesta sexta-feira (16), na Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (HOESP), mantenedora do Hospital Bom Jesus, foi anunciado que a entidade filantrópica será referência para atendimento de pacientes com problemas cardiovasculares a partir de 1º de julho. A novidade foi possível a partir da articulação do prefeito Beto Lunitti junto ao governador Ratinho Junior em recente viagem à Curitiba. Estiveram presentes no ato representantes da HOESP, do Executivo e Legislativo Municipal e o do Governo do Estado. 

Com o credenciamento, o Bom Jesus poderá atender pacientes com necessidade de angioplastias coronarianas, cateterismos cardíacos e exames. “Foi um trabalho conjunto para termos esses serviços de cardiologia e agora Toledo está credenciado pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA) para estes procedimentos. Era algo necessário para este hospital que atende mais de 400 mil pessoas de toda a nossa região”, disse o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, acrescentando que o boa relação entre os governos municipal e estadual.

A necessidade destes atendimentos foi evidenciada pelo diretor da 20ª Regional de Saúde, Fernando Pedrotti. Segundo ele, aproximadamente 30% dos óbitos acontecem em função de problemas cardiovasculares. “Por isso é tão relevante avançarmos nesta área. A ampliação da assistência, podendo ela ser realizada em Toledo, vai diminuir os riscos aos pacientes, até mesmo porque muitos precisavam se deslocar para outros municípios para receber a atenção necessária”, comentou.

Parceria da Prefeitura e Governo do Estado - O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt afirmou que a conquista só foi possível graças ao bom relacionamento entre a Prefeitura de Toledo e o Governo do Paraná. “Lutamos pelo credenciamento dos serviços da hemodinâmica porque temos em Toledo uma estrutura moderna e sabíamos da capacidade de atender bem a população de toda nossa região”. 

Ademar lembrou que houve um entendimento do governador Ratinho Junior, a partir da reunião em que o prefeito Beto Lunitti apresentou a necessidade do credenciamento. “Tivemos uma hora na agenda do governador e seus assessores, o prefeito Beto Lunitti fez o pedido e fomos prontamente atendidos e hoje isso se tornou uma realidade. Tivemos também o apoio fundamental do deputado estadual Marcel Micheletto, e as lideranças, entre elas o também deputado estadual Anibelli Neto, e demais integrantes da equipe de gestão do estado, como o secretário de Saúde Beto Preto”, destacou.

Presenças - Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal Dudu Barbosa, integrantes da HOESP, entre elas o presidente da entidade Cláudio Hayashi e a superintendente Zulnei Bordin, e a secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski. “Estamos fazendo história e qualificando os serviços. Isso é um legado para nossos descendentes e que está sendo construído por pessoas empenhadas. Toledo tem tudo para se tornar uma referência em saúde com os investimentos que estão sendo realizados”, comentou Hayashi. 

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias