Profissionais de todo o Paraná se reúnem em Toledo para discutir estratégias de captação de doadores de sangue


Foto: Divulgação

Toledo sediou nos dias 25 e 26 de setembro o III Encontro Estadual de Captação de Doadores de Sangue, reunindo servidores da rede Hemepar de todo o Paraná, profissionais da 20ª Regional de Saúde, de hospitais da região e representantes da sociedade civil organizada. O evento, realizado no auditório da FAG Toledo, teve como principal objetivo aprimorar as competências dos profissionais envolvidos na captação de doadores de sangue, um processo fundamental para manter o sistema de doação e transfusão em funcionamento.

Vânia Frigotto, coordenadora do Banco de Sangue de Toledo, destacou a relevância de sediar o encontro. "Foi uma alegria para nós, da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo, organizar e sediar o 3º Encontro Estadual de Captação. A descentralização de um evento desse porte demonstra o respeito do Hemepar-Curitiba ao potencial das unidades do interior", afirmou. Segundo ela, o evento proporcionou uma oportunidade única de alinhamento conceitual e troca de experiências entre os profissionais.

O encontro abordou a importância da captação de doadores como a "porta de entrada" para o ato transfusional, conforme explicou Vânia. "A captação de doadores envolve conscientização sobre a doação de sangue e conecta a sociedade à rede de saúde. Um processo de captação eficiente e engajado melhora o ato transfusional e sensibiliza a sociedade civil", disse ela. Além disso, o evento contou com palestras presenciais e discussões virtuais, além da apresentação de iniciativas bem-sucedidas de diferentes unidades da rede.

Entre os temas discutidos estavam o ciclo do sangue, estratégias de captação por meio das redes sociais, fidelização de doadores, captação hospitalar e institucional, bem como a doação de medula e órgãos. Especialistas como a Doutora Eugênia Maria Amorim Ubiazi, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-SP, Nagela Lima, do HEMOCE do Ceará, e Yohhan Garcia, ouvidor-geral do Paraná, participaram das atividades.

Vânia também enfatizou a importância de estratégias para fidelizar doadores, tornando-os doadores regulares. "Vamos adequar essas estratégias à nossa realidade para ampliar o número de doadores de sangue e medula. Os participantes tiveram acesso a aulas de marketing e abordagens, o que impactará positivamente o trabalho, especialmente no engajamento de doadores jovens", concluiu.

O evento reuniu cerca de 80 pessoas de diversas partes do estado e reforçou o elo entre a sociedade e a rede de doação de sangue, fortalecendo o compromisso com a ampliação do número de doadores.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias