Startups de Toledo são destaque em ranking do Sabrae-PR


Foto: Divulgação - Sebrae-PR

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) anunciou as startups mais promissoras e atendidas pela instituição em 2024. O Programa Top10 PR é uma iniciativa que busca identificar e potencializar as 10 startups mais promissoras de cada região do estado, com edições anuais. Toledo, Londrina e Pinhais foram as únicas cidades do estado a figurarem com mais de uma empresa no Top10.

O processo de seleção engloba um semestre de mentorias coletivas com as 25 startups inscritas e diagnóstico que define as 10 startups mais promissoras, que passam depois por mentorias individuais. O anúncio do Top 10 foi realizado de forma on-line na última semana, com a mediação de Edson Mackeenzy, especialista em investimentos em startups.

“É um reconhecimento que fizemos para as 10 startups mais promissoras que atendemos em 2024, com a melhor performance a partir de cinco critérios: soluções inovadoras, qualidade do perfil empreendedor, validação de produtos e serviços pelos clientes, receita, e investimento recebido. Ao final das mentorias individualizadas, nosso objetivo é que as startups estejam mais maduras e performando. Dentro do projeto, as consultorias ampliam as conexões desses empreendedores com oportunidades de negócios e investidores no ecossistema”, explicou Rafael Tortato, coordenador de TIC e Startups do Sebrae-PR.

As startups foram selecionadas com base na evolução de critérios iniciais de qualificação para o programa, que incluem: faturamento bruto dos últimos 12 meses; evolução do faturamento bruto dos últimos 12 meses; evolução nesse período em clientes ativos, número de colaboradores, EBTIDA (lucro antes de juros) e runway (recursos disponíveis). Também são considerados aspectos como assiduidade no comparecimento às mentorias coletivas e eventos presenciais, como o Conecta Paraná e os Encontros Regionais.

As 10 startups mais promissoras selecionadas para a segunda etapa do programa (em ordem alfabética e por cidade):

● Checkmob (Pinhais)

● Cliniconect (Londrina)

● Daga Agrinavi (Toledo)

● Fortmobile Contabilidade Digital (Londrina)

● Leigado (Dois Vizinhos)

● Protium Dynamics (Maringá)

● Santé Sistemas Ltda (Cascavel)

● Startlaw (Curitiba)

● True Work (Pinhais)

● Vendizap (Toledo)

Vinda da Toledo, a Vendizap é uma loja on-line completa para o empreendedor, do varejo ao atacado. André Campos, COO da Vendizap, destacou que a startup vem participando de vários programas do Sebrae-PR desde seu início, há cinco anos.

“Esse ano foi especial, o Top10 foi o programa que mais ‘virou chaves’ dentro da empresa. Tivemos a oportunidade de falar com empreendedores de startups que escalaram, com nove anos de empresa, e perceber que eles passaram pelo mesmo que a gente passou. Vê-los contando dos momentos e das dificuldades que a gente está tendo, foi inspirador e ao mesmo tempo enriquecedor. Isso sem falar nas conexões com outros empreendedores do ecossistema do Paraná”, relatou.

Por sua vez, a também toledana Daga Agrinavi atua na área de GPS’s agrícolas e agricultura de precisão. Fundada em 2018, a Daga Agrinavi nasceu para ajudar os pequenos e médios agricultores a encontrarem equipamentos de precisão e de qualidade, que possibilitem o melhor custo benefício e lucratividade para a produção, ou seja, um retorno em curto prazo do investimento.

Desde então, passaram a desenvolver pesquisas e testes para oferecer produtos para as aplicações que possam ser adquiridos por pequenos produtores, aperfeiçoando soluções. Dessa forma, passaram a operacionalizar o negócio em 2020 e hoje atuam junto a agricultores rurais no Brasil e na América Latina.

O reconhecimento recebido demonstra a assertividade das startups nos seus respectivos campos de atuação, bem como a crescente vocação de Toledo como um polo tecnológico.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sebrae-PR e do Bem Paraná.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias