Judocas de Toledo são homenageados por desempenho no Campeonato Brasileiro


Foto: Divulgação

Os judocas Samuel Canodá (12) e João Pedro da Cruz Paz (15) foram recebidos, juntamente com seus mestres e familiares, na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito de Toledo na manhã desta terça-feira (16). Os jovens foram homenageados pelo prefeito e pelo secretário de Esportes e Lazer em reconhecimento ao desempenho de ambos no Campeonato Brasileiro de Judô - Região V, realizado em Curitiba nos dias 05 e 06 de abril. 

A competição reuniu os melhores judocas de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. E dois grandes resultados foram para a equipe toledana. Samuel sagrou-se campeão Brasileiro na categoria -60 quilos Sub-13 e João Pedro, vice-campeão na categoria mais de 90 quilos Sub-18. Os judocas buscam resultado no mês de junho para a Seleção Brasileira. 

“Fazia mais de 10 anos que nós não tínhamos um campeão Brasileiro Regional, até porque o [Campeonato] Brasileiro Região V concentra os principais atletas do país. São Paulo, como o grande centro; Rio Grande do Sul com grandes clubes, e tem vários atletas que estão se destacando nas categorias de base, principalmente nas seleções; Paraná, que vem numa crescente muito grande; e Santa Catarina, que tem um volume muito grande de judocas também. Então, para nós aqui, é um momento especial. Nós vimos uma grande evolução e o resultado chegou”, avalia o coordenador técnico da equipe, Ricardo Santos. 

O prefeito Beto Lunitti elogiou os atletas e manifestou a satisfação de saber que Toledo vai bem em diversas áreas, como a economia, tecnologia, inovação, e que o judô é uma delas. “O esporte é uma fonte de construção de cidadania. Nós reconhecemos tudo aquilo que vocês fazem. Alguém precisa vestir o kimono e representar nossa cidade e vocês fazem isso muito bem. Nosso muito obrigado em nome do município”, disse Lunitti. 

Após as manifestações o prefeito condecorou os judocas com o brasão do município e entregou o livro dos 70 anos de Toledo para os jovens como demonstração deste reconhecimento. 

Os atletas comentaram sobre a competição e confessaram que não foi tão simples chegar nesse resultado. “Foi um campeonato muito difícil, é um campeonato com bastante gente, fiz a disputa de final com um judoca do Sesi, muito forte, troca de pegada muito forte mesmo, aí acabei perdendo justo na troca de pegada, quando acabei caindo. Mas fiquei feliz com o resultado e vamos buscar na final do ano algo melhor, tentar na seletiva nacional, tentar ser campeão e buscar a Seleção”, relata João Paz.

Ele perdeu o pódio para o principal atleta da Seleção Brasileira hoje, Hugo Reis. Já Samuel Canodá bateu o atleta do Sesi de São Paulo que não tinha perdido nenhuma competição esse ano. “Eu tava até tranquilo até chegar na final, mas ai ele [o oponente] era bem forte, mas consegui um contragolpe e jogar o adversário pra trás. Com isso ganhei a luta, corri pra torcida e fiquei bem feliz”, relata Samuel. 

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias