UTI Neonatal da Hoesp tem média de 200 bebês internados por ano


Foto: Divulgação - HOESP - Bom Jesus

Nesse setor o carinho com os pacientes é diferente. A UTI Neonatal da Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) - Hospital Bom Jesus já tem 24 anos, e atende em média 200 bebês prematuros anualmente. Em 2023 foram 190 bebês internados no setor de Toledo e também na região. A Hoesp/Hospital Bom Jesus é referência nesse atendimento de alta complexidade, e além do carinho, no setor também há desafios diários. “Como o hospital é referência também na gestação de alto risco, há, uma grande demanda também de prematuros extremos, que são bebês que nascem a partir de 23/24 semanas de gestação. Esses são os maiores desafios”, avalia a enfermeira coordenadora da UTI Neonatal da Hoesp, Laura Barbieri Cerón Reis.

Mas por aqui toda a equipe é envolvida no atendimento humanizado, e por isso, o setor também tem uma rotina diferente. Na UTI Neonatal os pais podem visitar os bebês das 09h00 às 21h00, e isso traz benefícios para a recuperação. “Os pais têm entrada livre, e observamos que os bebês que recebem essa visita mais frequente, esse contato maior com os pais, também acabam tendo uma evolução mais rápida”, comenta Laura.

E se engana quem acha que trabalhar por aqui é igual aos demais setores. "A delicadeza e a habilidade são fatores importantes do atendimento, que difere muito dos demais setores. Mas isso, principalmente o diferencial de ter a “mão mais leve”, é desenvolvido aqui dentro, e sempre com muito carinho”, ressalta Laura.

Atualmente são 11 leitos, e esse carinho pela UTI Neonatal é compartilhado entre mães em que os filhos já ganharam alta. É através do Projeto Pequeno Amor, que as mães se unem para arrecadar fundos para investir em melhorias na unidade. “São seis anos de projeto e muitas doações que trouxeram uma qualidade maior ao atendimento aqui. Foi feita uma reforma no ano passado e trouxe uma estrutura física mais acolhedora para os pais e também para a equipe”, enfatiza Laura.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias