Polícia Federal desmantela esquema bilionário de lavagem de dinheiro do narcotráfico no Paraná e em mais seis estados


Foto: Divulgação - PF

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta terça-feira (02) a Operação Terra Fértil, que investiga uma organização criminosa envolvida no narcotráfico internacional. As ações dos criminosos se estenderam por mais de cinco anos e abrangeram sete estados (Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia e Goiás), resultando por fim na apreensão de mais de R$ 5 bilhões.

No total, 280 policiais federais cumpriram nove mandados de prisão preventiva e 80 mandados de busca e apreensão. O alvo principal da Operação era um narcotraficante internacional e seus associados, que utilizavam uma rede complexa para ocultar e dissimular patrimônio proveniente de atividades ilícitas.

As investigações revelaram que os envolvidos criavam empresas de fachada, sem registro de funcionários no sistema CAGED, para adquirir imóveis e veículos de luxo em nome de terceiros. Além disso, movimentavam quantias significativas de dinheiro, incompatíveis com os seus capitais sociais declarados.

A PF também identificou transações suspeitas entre algumas das empresas investigadas e empresas que operam com criptomoedas e em setores sem relação com suas atividades declaradas. Essa prática, segundo a PF, indica a utilização de investimentos para mascarar a origem ilícita dos valores.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias