Toledo lidera produção nacional de suínos e fortalece protagonismo do Paraná no agronegócio brasileiro


Foto: Jonathan Campos - AEN

O Paraná se consolida como um dos grandes expoentes da pecuária e aquicultura no Brasil, com 10 cidades entre as principais produtoras nacionais, conforme a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os destaques, Toledo, aparece como líder absoluta na produção de suínos no Brasil, com 899 mil cabeças abatidas no ano passado. A cidade reforça a importância da região na economia agropecuária do país, sendo referência tanto em quantidade quanto em qualidade da produção.

Toledo, além de se destacar pela suinocultura, fortalece o papel do Paraná como o segundo maior estado em valor de produção suína, com 16,10% de participação nacional. Esse desempenho é complementado por outro município do Oeste, Marechal Cândido Rondon, que ocupa a terceira posição no ranking nacional, com 590 mil cabeças abatidas. O Brasil, que já é o quarto maior produtor mundial de carne suína, encontra no Paraná um dos seus maiores polos de desenvolvimento desse setor.

O desempenho de Toledo se insere em um contexto estadual de forte evolução produtiva. O Paraná registrou um crescimento de 07,30% no valor de produção da pecuária em 2023, alcançando a marca de R$ 15,8 bilhões, acima da média nacional, que foi de 05,40%. Esse crescimento é evidenciado também no setor de aquicultura, onde o Estado é responsável por 26,20% da produção nacional de peixes. A tilápia, peixe mais produzido no Brasil, corresponde a 67,50% da produção total, e cidades como Nova Aurora, Palotina e Assis Chateaubriand, também no Oeste paranaense, estão entre as cinco maiores produtoras do país.

Além da suinocultura e piscicultura, o Paraná brilha em outros segmentos. O estado tem a segunda maior bacia leiteira do Brasil, com cidades como Castro e Carambeí ocupando posições de destaque na produção nacional. Na produção de frangos, Toledo se destaca ao lado de Cianorte, que é a quarta maior produtora nacional.

O cenário agropecuário de Toledo e do Paraná como um todo não apenas reafirma o protagonismo do estado, mas também mostra um crescimento consistente e diversificado em diferentes setores, solidificando sua posição como uma das principais forças produtivas do Brasil.

Com informações da Agência Estadual de Notícias (AEN).

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias