Toledo enfrenta série de incêndios ambientais e criminosos em menos de 24 horas


Foto: Toledo News

Entre a quarta-feira, 21 de agosto, e a quinta-feira, (22), Toledo enfrentou uma série de ocorrências de incêndio ambiental que exigiram a intervenção intensa do Corpo de Bombeiros. De acordo com o capitão Guilherme Rodrigues de Lima, comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Toledo, o dia de ontem foi marcado por sete ocorrências de incêndio, quatro delas no município de Toledo.

Dentre as ocorrências na cidade, duas foram de grande porte e duas foram identificadas como incêndios criminosos. O capitão Rodrigues de Lima relatou que a equipe enfrentou uma noite e uma madrugada turbulentas, necessitando revisar o esquema de atendimento e mobilizar toda a logística disponível, incluindo a redução do número de ambulâncias para atender as ocorrências. A situação foi tão crítica que toda a equipe disponível foi direcionada para combater os incêndios.

O capitão explicou que o clima atual tem facilitado a propagação dos incêndios. Fatores como queimadas de lixo, bitucas de cigarro, churrascos, e técnicas inadequadas de limpeza de terrenos têm contribuído para o aumento do risco. Ele destacou que a maioria dos incêndios tem origem em atividades humanas, sejam elas intencionais ou acidentais, e que é raro um incêndio se iniciar por causas naturais como raios ou ignição espontânea.

Entre os casos mais graves registrados, esteve um incêndio na Linha Tapuí, às margens da rodovia PR-585 entre Toledo e São Pedro do Iguaçu. Uma residência abandonada, situada em meio a um canavial, foi completamente consumida pelas chamas. Um veículo também foi completamente destruído pelo fogo.

O capitão Rodrigues de Lima mencionou que, nos casos de incêndios criminosos, foram observadas pessoas ateando fogo intencionalmente, embora ainda não se saiba a identidade dos responsáveis ou os motivos por trás dessas ações. A presença de testemunhas tem ajudado a identificar que os incêndios foram causados de forma deliberada.

O Corpo de Bombeiros continua monitorando a situação e respondendo às ocorrências conforme necessário, enquanto a população é alertada para tomar precauções e evitar ações que possam provocar novos incêndios.

Todas as ocorrências foram registradas em um intervalo significativamente curto, superando em pouco as 16 horas.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias