Apenas Toledo recebe o Selo Diamante - Caixa Gestão Sustentável 2024


Foto: Divulgação

A prefeitura de Toledo recebeu nesta sexta-feira (05) o Selo Caixa Gestão Sustentável 2024. O certificado foi entregue para o prefeito Beto Lunitti em um ato simbólico na Sala de Reuniões da prefeitura por uma comitiva da Caixa Econômica. Apesar de todos os 5570 municípios brasileiros serem elegíveis, apenas Toledo atingiu a pontuação máxima e alcançou a categoria Diamante. 

O superintendente de Governo do Oeste do Paraná, Mauro Luiz Misturini, disse que “esse é o reconhecimento pelo trabalho realizado. Para que vocês saibam que estão fazendo a coisa certa. Cada um de nós, da Caixa, nos sentimos honrados de estar aqui e fazer esse reconhecimento. Somente dois municípios no Brasil atingiram a pontuação diamante e um deles é Toledo. Em 2024, é o único município a alcançar esse nível. Sintam-se vangloriados com essa certificação”, salientou.

“Para nós, gestores, esse reconhecimento é fundamental para estimular nossos esforços e nos energizar em busca de proporcionar sempre ações e políticas públicas que melhorem a vida das pessoas. Agradecemos essa comenda trazida ao município de Toledo”, disse, ainda surpreso com a novidade, o prefeito Beto Lunitti.

Selo Caixa Gestão Sustentável - O Selo Caixa Gestão Sustentável é um reconhecimento criado pela Caixa aos municípios que apresentam indicadores públicos que denotam a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG – Environmental, Social and Governance, em tradução livre: Ambiental, Social e Governança) na gestão pública local. A iniciativa reconhece municípios que adotam soluções eficientes de ESG, com transparência e sustentabilidade, através da avaliação de 21 indicadores. Tem por objetivo incentivar a gestão responsável, a melhoria de qualidade de vida do cidadão e a otimização do uso de recursos naturais geridos pelo governo local. 

O Selo tem validade de dois anos e a adesão pelo município é voluntária. A concessão do Selo não se confunde com atos de auditoria ou validação de quaisquer ações realizadas pelo município e seus gestores, assim como não se confunde com a validação dos dados coletados em fontes públicas ou prestados pelo município.

Níveis de certificação - O Selo tem quatro níveis (Cristal, Topázio, Safira e Diamante), sendo que, cada um requer uma pontuação mínima necessária para a concessão. O selo é concedido ao município que obtiver pelo menos 60 pontos. Atualmente, apenas 150 municípios brasileiros possuem algum nível de certificação. Os selos e suas respectivas pontuações são determinados de acordo com as seguintes regras: Para o Selo Cristal - mínimo de 60 pontos alcançados;  Para o Selo Topázio - mínimo de 70 pontos alcançados; Para o Selo Safira - mínimo de 80 pontos alcançados; Para o Selo Diamante - mínimo de 100 pontos alcançados. 

Para a entrega do Selo Caixa Gestão Sustentável, o superintendente Mauro Misturini estava acompanhado da superintendente de Varejo, Marinice Filipak; da gerente geral da Agência Toledo, Cleonice Spessatto Kothe; o coordenador regional de governo, Paulo Vinícius Carvalho Jorge e o supervisor regional de governo, Marcelo Peres de Peres. 

Alguns secretários do governo municipal, o vereador Leoclides Bisognin e o promotor Giovani Ferri, que aguardavam para outra agenda com o prefeito também participaram do ato de entrega da certificação.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias