Atleta da Bocha Paralímpica de Toledo é vice-campeão Brasileiro Sub-21


Foto: Divulgação - Prefeitura de Toledo

Toledo se enche de orgulho com o desempenho excepcional de um de um de seus talentosos atletas no cenário nacional da Bocha Paralímpica. Renan Jesus Viana, integrante do Programa Atleta na Universidade, alcançou uma impressionante conquista ao sagrar-se vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Jovens da modalidade, sediado em Curitiba-PR entre os dias 15 e 21 de abril.

Competindo na categoria BC4, Renan demonstrou habilidade, determinação e talento em cada lance, conquistando não apenas resultados expressivos, mas também o reconhecimento de sua dedicação ao esporte. 

Renan fez ótimas partidas durante toda a competição e chegou a grande final com méritos e com grandes chances de título, mas apesar do bom desempenho na decisão, a conquista não veio nessa oportunidade.

Vale destacar que esta foi a despedida do atleta no Campeonato Brasileiro de Jovens, pois, aos 21 anos, ele encerra esse ciclo com mais uma marca de excelência em seu currículo esportivo. Em 2023 o atleta local foi o grande campeão da competição na mesma categoria.

A técnica da equipe de Bocha Paralímpica de Toledo, Fábia Freire destacou o excelente desempenho de Renan no Campeonato. “O desempenho do Renan durante a competição foi crescendo de forma notável. Ele chegou à final em boas condições de lutar pelo título. O Renan encerra o seu ciclo na Categoria Sub-21 com excelentes resultados e com uma expectativa muito grande para desempenhos de destaque no futuro”, ressaltou a treinadora.

A treinadora também mencionou a importância das competições de base para o avanço dos atletas. “Foram dois anos de participação no Campeonato Brasileiro de Jovens e essa experiência mostrou o quanto é relevante a iniciação paradesportiva, para que o atleta possa ter contato e trocar experiências com outras equipes, e assim, aprimorar sua técnica, ter controle emocional diante dos desafios e traçar novos objetivos. Ele tem só 21 anos e sua trajetória na Bocha Paralímpica está apenas começando, novos capítulos serão escritos e essa história promete ser memorável”, avaliou a técnica.

Próximos desafios

Agora a Associação Toledana de Esporte e Cultura (Atec), responsável pela equipe de Bocha Paralímpica do município, já se prepara para outra competição de grande relevância. Uma delegação formada por nove membros da comissão técnica e staff e sete atletas, totalizando 16 pessoas embarcou nesta quinta-feira (25) para o Regional Sul, em Itajaí-SC.

Sobre o projeto de Bocha Paralímpica de Toledo

O projeto de Bocha Paralímpica teve início no ano de 2013 em Toledo. A iniciativa atende pessoas com paralisia cerebral, tetraplégicas, paraplégicas, e pessoas com outros graus de deficiência. A modalidade é desenvolvida pela Associação Toledana de Esporte e Cultura (ATEC), com os treinamentos sendo realizados no pavilhão da igreja católica da Vila Industrial. O projeto recebe o incentivo do programa Proesporte do Governo do Estado do Paraná e da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias