Zilda Gonçalves e Eduardo Coutinho destacam experiência vivenciada no projeto do Parlamento Jovem


Foto: Toledo News

A professora Zilda Gonçalves e o vereador mirim Eduardo Coutinho visitaram a redação do Portal Toledo News e concederam uma entrevista a nossa equipe de reportagem. O tema central do bate-papo foi o projeto do Parlamento Jovem, desenvolvido no ano de 2023 em Toledo.

Em 2023, a nível de estado, o Parlamento Jovem mobilizou 88 escolas de 55 municípios do estado e 43 mil estudantes. Ao todo, 1.260 candidatos concorreram a 582 vagas como vereadoras e vereadores mirins, sendo eleitos 19 representantes em Toledo, como na Câmara de Vereadores.

Durante o bate-papo a professora explicou como funcionou o processo, o qual teve início demonstrando para os alunos a importância da política. Em seguida foram escolhidos os candidatos e foi realizada toda a campanha e também as eleições, espelhando ao máximo um pleito real.

Os alunos elaboraram as suas propostas para o Colégio e também para o Município. Após a eleição, os eleitos tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Toledo, entendendo um pouco mais do funcionamento do sistema político local.

Por fim, os parlamentares jovens tiveram a oportunidade de participar de uma Sessão, a qual simulou uma Sessão real. Eles puderam apresentar e discutir os seus projetos e ter todas as sensações de um vereador em seu trabalho.

Eduardo Coutinho estuda no Colégio Estadual Cívico-militar Jardim Maracanã. Ele foi o vereador-mirim mais votado de Toledo, com 237 votos. Ele falou um pouco da experiência adquirida com o projeto.

Coutinho revelou que a campanha foi o passo mais difícil de todo o processo e que pedir votos é algo muito complicado. Ele também mencionou que na hora de montar os seus projetos tentou pensar em situações que beneficiassem a todos os alunos e que suas ideias tiveram um foco maior na área esportiva.

O jovem ainda evidenciou que aprendeu muitro durante todo o processo, seja nas aulas com a professora Zilda, seja nas visitas a Prefeitura e Câmara. Para ele o contato com os vereadores foi enriquecedor e ele se tornou uma pessoa muito mais consciente politicamente com a atjuação no projeto do Parlamento Jovem.

Eduardo Coutinho falou de suas perspectivas para o futuro. Um dos pontos destacados pelo vereador mirim foi como o projeto o transformou e lhe garantiu uma gama enorme de aprendizado, além de ter servido como um excelente networking.

O jovem revelou que pretende participar do projeto estadual na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e que visa seguir na política, quem sabe um dia chegando efetivamente ao cargo de vereador.

Uma novidade revelada por Coutinho é que no final do mês, ele assumirá a presidência jovem do União Brasil de Toledo.

Confira a entrevista com Zilda Gonçalves e Eduardo Coutinho na íntegra no vídeo abaixo 

Últimas notícias