Vereadora Marly Zanete busca implantação do “Paraná sem Dor” na UBS de Novo Sarandi


Foto: Anderson Brito Fernandes - Câmara de Vereadores de Toledo

A vereadora Marly Zanete (União) vem buscando a implementação em Novo Sarandi do “Programa Paraná sem Dor”, com a incorporação de medicamentos manipulados, fitoterápicos e nutrição na Unidade Básica de Saúde local. Em função disso, apresentou na Câmara de Toledo a Indicação n° 71/2024, que reitera o pedido. A proposta também foi apresentada na Indicação nº 1342/2022 ao Poder Executivo, sendo novamente solicitada na Indicação nº 112/2023.

O Programa Paraná sem Dor tem a incorporação de medicamentos manipulados, fitoterápicos e nutrição e traria mais uma opção aos pacientes, pois os medicamentos psicotrópicos já são dispensados na UBS do Distrito de Novo Sarandi, segundo a vereadora Marly Zanete. “Por meio deste Programa é disponibilizado aos usuários um elenco de medicamentos, estabelecido com base na escada analgésica da Organização Mundial de Saúde, permitindo a adequação da terapia farmacológica de acordo com o nível de dor experimentado pelo paciente”, segundo a vereadora.

O acesso aos medicamentos deste programa se dá através das Farmácias das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente ou das Farmácias das Regionais de Saúde, lembra a Indicação nº 71/24. “Salienta-se que este pedido foi objeto da Indicação nº 1342/2022, e também da nº112/2023, entretanto, até o momento, não foi atendido, razão pela qual faz-se necessária a presente reiteração com acréscimo de dispositivos”, aponta a vereadora Marly Zanete.

“Diante da necessidade da modernização e a necessidade de lidar de forma mais eficiente a dor crônica dos munícipes, verifica-se a importância deste Programa, de forma que, solicita-se ao Poder Executivo o pronto atendimento da solicitação, que pode gerar inúmeras vantagens a curto e médio prazo, resultando em um maior bem-estar dos moradores do Município de Toledo”, finaliza a vereadora Marly Zanete, na Indicação nº 71/24, apresentada em 6 de fevereiro e encaminhada ao Poder Executivo.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias