Valdomiro Bozó e Genivaldo Paes propõem Kit Lanche a pacientes e acompanhantes em viagens


Foto: Anderson Brito Fernandes - Câmara de Vereadores de Toledo

A situação dos acompanhantes de pacientes de Toledo em seus deslocamentos para consultas, exames e tratamentos e de seus acompanhantes preocupa os vereadores Valdomiro Bozó (PL) e Genivaldo Paes (PL), que apresentaram na Câmara, a Indicação n° 1562/2023 para fornecimento de Kit Lanche, para pacientes do SUS-Sistema Único de Saúde levados para atendimento fora do município.

A Indicação n° 1562/2023 ao Poder Executivo expõe que “é de fundamental importância a implantação e fornecimento de lanches, tendo em vista que os pacientes usuários de transporte municipal para destinação de exames e consultas a outras comarcas devem se adequar aos horários preestabelecidos do referido transporte”.

Os vereadores lembram na proposição que muitas vezes os pacientes e seus acompanhantes saem muito cedo de casa para cumprir o horário de consulta, e os mesmos não se alimentam direito e acabam ficando o dia todo sem comer, “muitas vezes até por não terem condições financeiras de se alimentarem de forma adequada nas lanchonetes particulares. Torna-se necessária a busca por solução que impacte na melhoria de dignidade de vida aos referidos pacientes”. O preparo dos Kits Lanche poderá ser realizado através da Cozinha Social do Município, podendo ainda utilizar-se de nutricionistas do município para confecção do cardápio dos alimentos, especialmente para fins de disponibilizar uma alimentação balanceada.

Indicação de Kit Lanche aos acompanhantes

Os dois vereadores também apresentaram a Indicação n° 528/2024, que "sugere estudo de viabilidade de custeio para alimentação e hospedagem para acompanhantes de pacientes que se deslocam para tratamento fora do nosso município e que comprovem tal necessidade mediante análise socioeconômica”.

Na Indicação n° 528/2024, os vereadores indicam ao Poder Executivo "estudo de viabilidade de custeio para alimentação e hospedagem para acompanhantes de pacientes que se deslocam para tratamento fora do nosso município e que comprovem tal necessidade mediante análise socioeconômica”. Esse auxílio deverá ser autorizado por laudo médico emitido pelo responsável técnico da unidade do SUS onde o paciente for atendido inicialmente, atestando a necessidade de acompanhantes, em especial nos casos em que o paciente é criança, idoso ou portador de deficiência, indicam os vereadores Valdomiro Bozó e Genivaldo Paes.

“Sabemos que o SUS é obrigado a prestar esses serviços quando as condições dos pacientes forem precárias ou o tratamento necessário não for oferecido no município”, apontam. Os vereadores argumentam que a indicação “se baseia mediante a grande demanda de pacientes/acompanhantes em tratamento de saúde fora do nosso munícipio, sem condições de custear sua estadia”. O documento aponta ao Poder Executivo que “muitas famílias têm o seu dinheiro contado para passar o mês e precisam ir de acompanhantes de seus familiares e acabam passando necessidade por não terem dinheiro suficiente para se alimentar e conseguir um local adequado para se hospedarem enquanto aguardam seu familiar no tratamento.”

“Diante do exposto, fazemos um apelo ao Poder Executivo, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, para que efetuem as diligências necessárias, a fim de assegurar que todos os cidadãos de Toledo tenham a oportunidade de receber um atendimento digno e adequado em consonância com suas necessidades de saúde”, finalizam os vereadores Valdomiro Bozó e Genivaldo Paes.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias