Toledo terá mais um curso de Medicina a partir de 2024


Foto: Divulgação

Durante visita ao Executivo Municipal, representado no ato pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Irmão Rogério Renato Mateucci, anunciou oficialmente a implantação do curso de Medicina no campus de Toledo. A oferta das vagas já deve ocorrer no próximo vestibular, no ano que vem. A notícia foi dada nesta terça-feira (15) em reunião realizada na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito e acompanhada por representantes da gestão toledana e da Universidade. 

Já com toda a infraestrutura preparada, com salas e laboratórios, Irmão Rogério disse que nos próximos dias acontecerá a visita de uma comitiva do Ministério da Educação (MEC) para a avaliação das dependências do campus destinada a abrigar o novo curso. “Estamos prestes a sermos aprovados e aguardamos apenas esta comissão. Todas as instalações são de muita qualidade para atender de forma muito eficiente esta nova formação”. 

Os investimentos da PUC foram de aproximadamente R$ 3 milhões e a preparação cumpriu todos os trâmites burocráticos até agora. “É um processo longo a aprovação de um curso de Medicina, algo muito demorado, pois passa por diversas instâncias. O país tem um cuidado muito grande com a qualidade na oferta desta formação. Nós [PUC] estamos preparados e este processo, que vem de longa data, está muito perto de ser coroado. Isso nos alegra demais”, comentou o reitor. 

A escolha por Toledo, conforme o Irmão Rogério, levou em conta alguns fatores, entre eles o fato da PUC estar presente em Toledo há 20 anos. “Já é [um campus] consolidado e pujante, com oferta de vários cursos. Para nós é estratégico estar aqui com a Medicina. A escolha é para mostrar para este município e ao oeste paranaense, com tanta qualidade de vida, que fazemos parte desta história e queremos sempre mais colaborar com o crescimento de Toledo e região”. 

A previsão é que quando estiver em pleno funcionamento, pois o curso de medicina contempla seis anos de estudos, 540 acadêmicos estejam em formação, fato comemorado pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt que representou o prefeito Beto Lunitti que está em viagem oficial. “É uma notícia para ser celebrada. A PUC completa 20 anos em Toledo e esse momento nos enche de alegria, pois a implantação de um curso de Medicina mexe com todo o nosso município. Temos experiência disso, pois na primeira gestão do prefeito Beto [Lunitti] nós vivemos esta experiência”.

Ademar ainda acrescentou que essa movimentação tem fortes impactos na economia, mas principalmente nos serviços de saúde ofertados à população. “Movimentará os setores imobiliário, de comércio e serviços. Sabemos que teremos gente vindo residir em Toledo. Também não podemos esquecer que por meio das parcerias com o poder público, nossas unidades de saúde serão locais de estágio, algo que já aconteceu com os acadêmicos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e de outras instituições que ofertam cursos na área da saúde. Isso reflete diretamente no atendimento da nossa comunidade”. 

Ao final, Ademar se comprometeu a realizar uma visita, junto com o prefeito Beto Lunitti, às instalações do novo curso e acompanhar a visita da comitiva do MEC. O encontro ainda teve as presenças do vice-reitor da PUC, Vidal Martins; do diretor geral do campus Toledo, Ricardo Cesar Lopes; do superintendente do Grupo Marista, Maurício Zanforlin; e do chefe de Gabinete, José André de Azevedo; além do assessor especial de Governo, Marcio Antonio Borges; a chefe de Gabinete do Prefeito, Fabiana Trento; e demais servidores municipais.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias