Toledo integra sistemas e facilita abertura e alteração cadastral de empresas


Foto: Divulgação

A partir da próxima semana, tanto a abertura quanto a alteração no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJs) de empresas sediadas em Toledo serão simplificadas graças à integração entre os sistemas estadual e municipal. Com esta nova funcionalidade, os empreendimentos que realizarem procedimentos junto ao Empresa Fácil PR (plataforma da Junta Comercial do Paraná [Jucepar]) terão seus dados automaticamente repassados à Prefeitura de Toledo.

No momento, os contribuintes precisavam realizar duas vezes o mesmo procedimento para criar ou alterar informações como razão social, endereço, quadro societário e capital social. “Esse processo em duplicidade aumentava a probabilidade de erros, o que ocasionava atrasos em alguns atrasos. Agora, em poucas horas será conduzido um processo que antes poderia levar até meses”,  destaca o secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento), Diego Bonaldo.

Essa mudança não se aplicará aos microempreendedores individuais (MEIs), mas beneficiará pequenas, médias e grandes empresas, que representam cerca de 90% dos CNPJs ativos em Toledo. “A integração foi viabilizada após um ano de trabalho em que foram necessários fazer revisões legais e operacionais, garantindo que os parâmetros municipais estivessem alinhados com os estaduais”, acrescenta o titular da AgroDesenvolvimento.

A mudança foi bem recebida pelos profissionais da área contábil. “A integração dos sistemas proporciona, para os escritórios de contabilidade, mais praticidade, agilidade e, principalmente, redução na burocracia no atendimento a clientes que estão se instalando ou já atuam em Toledo. Os contadores são o elo de ligação entre município e  empresas e tudo que é feito para melhorar e acelerar o processo de formalização, cadastros e autorização de funcionamento delas reflete diretamente em suas atividades e, consequentemente, na geração de empregos e receitas para o município”, analisa o diretor regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap/PR), Ederson Claiton Mores.

Riscos – Os benefícios da integração entre os sistemas estadual e municipal também se aplicam a CNPJ cujas atividades são classificadas de baixo ou médio risco. Empresas classificadas como de “baixo risco” terão, após o alvará liberado automaticamente pela Prefeitura após a abertura ou a alteração; as de “médio risco” também receberão autorização automática para funcionamento, enquanto aguardam a fiscalização dos órgãos licenciadores. 

A situação das empresas de “alto risco” segue da mesma maneira: o alvará será concedido apenas após a aprovação de todos os órgãos fiscalizadores. “Este processo de abertura ou alteração cadastral de CNPJ se baseia no princípio da boa-fé do contribuinte. Por isso, peço a atenção dos empreendedores neste momento, sobretudo em relação ao CNAE [Cadastro Nacional de Atividades Empresariais] em que vão atuar. Qualquer inconsistência neste dado pode ocasionar aborrecimentos futuros com órgãos de fiscalização”, alerta a supervisora da Sala do Empreendedor, Fernanda de Oliveira Moreira.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias