Polícia Militar do Paraná e Secretaria de Segurança lançam cartilhas de orientação contra a violência de gênero


Foto: Divulgação - PMPR

A Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, está promovendo a campanha "Mulher Segura", com foco na prevenção e combate à violência doméstica. A iniciativa visa fornecer informações essenciais para conscientizar e proteger as mulheres contra diversos tipos de violência baseada no gênero.

A violência contra a mulher engloba ações danosas como lesões, sofrimento físico, sexual, psicológico, dano moral e patrimonial, ocorrendo em ambientes domésticos, familiares e em relações íntimas de afeto.

Identificar uma relação abusiva pode ser crucial para prevenir danos maiores. Sinais como mudança de comportamento, isolamento de amigos e familiares, controle das atividades nas redes sociais e comentários humilhantes devem ser observados. A Polícia Militar oferece a Patrulha Maria da Penha, um serviço que visa combater a violência contra as mulheres, oferecendo orientação e garantindo o cumprimento das medidas protetivas.

Além disso, a Delegacia da Mulher é responsável por atender casos de violência doméstica e sexual, proporcionando acolhimento à vítima e facilitando o registro da denúncia. Equipes especializadas encaminham as vítimas aos serviços de apoio necessários, como o Instituto Médico Legal (IML), serviços de saúde e abrigos.

As cartilhas desenvolvidas para a campanha "Mulher Segura" trazem informações detalhadas sobre esses e outros temas relacionados à violência contra a mulher, visando empoderar as mulheres e promover uma sociedade mais justa e igualitária.

CLIQUE AQUI e tenha acesso a Cartilha com informações sobre temas relacionados à violência contra a mulher.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias