Moradores de rua são inseridos no mercado de trabalho por meio do Dia da Cidadania


Foto: Divulgação

Iniciativa intersetorial dedicada a atender pessoas em situação de rua (PSR), o Dia da Cidadania realizou sua terceira edição na última terça-feira (23) e já se percebe, até aqui, alguns avanços relacionados ao tema. Realizada semanalmente, a ação tem início em frente ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas II), de onde a equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), com apoio da Guarda Municipal, percorrendo locais da cidade onde há maior concentração deste público, convidando-o a fazer parte da mobilização.

Estas pessoas são levadas à sede da Associação dos Pioneiros de Toledo (Apito), localizada nos arredores do Parque dos Pioneiros. Nesse local, podem tomar banho, saborear refeições (café da manhã, almoço e café da tarde) preparadas pela Cozinha Social, ter encaminhamento de vagas de emprego via Agência do Trabalhador, receber atendimentos das equipes das secretarias da Assistência Social e de Saúde, e, principalmente, uma nova chance para recomeçar.

Entre elas, está o operador de empilhadeira em um frigorífico, Almir Motta de Souza, que conseguiu esta vaga graças ao encaminhamento realizado pela Agência do Trabalhador na primeira edição do Dia da Cidadania, no último dia 10. O evento também o ajudou no encaminhamento para consulta com oncologista, na semana que vem, na União Oeste Paranaense de Estudo e Combate ao Câncer (Uopeccan), em Cascavel. “Sempre trabalhei com operação de maquinário e este evento me ajudou naquilo que eu mais precisava. Agora estou em busca de um lugar para morar e não voltar mais para as ruas”, relata.

Esta também pode ser a perspectiva  das três pessoas que foram contratadas de imediato pela Humusfertil Produtos para Jardinagem, que marcou presença na edição mais recente do Dia da Cidadania ministrando palestra sobre a empresa e realizando entrevistas de emprego com os participantes do evento interessados em trabalhar como auxiliar de produção.
Ao todo, 39 PSR participaram da ação, durante a qual foram realizados 27 atendimentos, 6 acolhimentos e 1 atendimento familiar no âmbito da Saúde Mental, 19 atendimentos de Saúde Bucal e a Atenção Primária fez 24 triagens, 16 testes rápidos e 5 encaminhamentos para serviços externos. Também foram realizados 12 cortes de cabelo; 2 registros, pela Polícia Militar, de boletim de ocorrência e 6 reimpressões deste documento; 10 atendimentos da equipe de apoio do Gabinete e 6 da Agência do Trabalhador, culminando em 24 encaminhamentos para entrevista de emprego.

A Assistência Social fez 2 preenchimentos do Cadastro Único (CadÚnico), 10 atendimentos técnicos, 6 elaborações de planos individuais de atendimentos (PIA), entrega de 18 kits higiene, 3 encaminhamentos para Casa de Passagem e 1 para certidão de nascimento. O Meio Ambiente, por meio da Coordenação de Proteção e Defesa Animal, fez o atendimento a dois cachorros cujos tutores são PSR.

Plano de Ação Intersetorial – Com periodicidade semanal, o “Dia da Cidadania” é uma das nove atividades contidas no Plano de Ação Intersetorial para Atendimento a Pessoas em Situação de Rua (PSR), elaborado a partir de experiências colocadas em prática pelo município de Chapecó/SC. Desde que o documento foi apresentado ao prefeito Beto Lunitti, no início deste mês, esta é a terceira vez que o evento é realizado.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias