Marli do Esporte volta à Câmara de Vereadores com a segunda maior votação da história de Toledo


Foto: Divulgação

Em todo o Brasil a população foi às urnas neste domingo, dia 06 de outubro, para escolher os seus novos prefeitos e vereadores para compor as câmaras municipais. Para vereador em Toledo, os vereadores eleitos com mais votos foram:

Professora Marli do Esporte (MDB) 2.604 votos

Professor Oseias (Progressistas) 1.743 

Chumbinho Silva (Progressistas) 1.603 

Valdir Gomes (União Brasil) 1.527 

Genivaldo Jesus (PSD) 1.482 

Vale lembrar que até hoje a maior votação para um vereador em Toledo continua sendo de 2.641 votos, para o vereador Expedito Vieira da Cruz, o “Gasolina”, em 2008. Porém a Professora Marli do Esporte (MDB) agora figura na vice-liderança do ranking histórico. Após a eleição de hoje as maiores votações para vereador na história do município são as seguintes:

Expedito Ferreira da Cruz (“Gasolina”) com 2.641 votos na eleição de 2008

Marli do Esporte com 2.604 votos na eleição de 2024

Adelar José Holsbach (“Pelanka”) com 2.463 votos na eleição de 2004

Lúcio de Marchi com 2.434 votos na eleição de 2012

Luis Fritzen com 2.431 votos na eleição de 2008

Marli Gonçalves Costa, popularmente conhecida como Marli do Esporte, é natural de Toledo, e conta com mais de três décadas no funcionalismo público. Foi Professora da Rede Estadual de Ensino e também professora da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) de Toledo. Tem formação em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Foi coordenadora da área pedagógica de Educação Física na Secretaria Municipal de Educação nos anos 80, e também atuou neste período como professora estadual. Foi técnica da modalidade de basquetebol de Toledo por 25 anos, sendo uma das responsáveis pela fundação da Associação dos Amigos do Basquetebol de Toledo (Abatol).

Em janeiro de 2013 assumiu a Secretaria de Esportes e Lazer como a primeira mulher e a primeira profissional de Educação Física a assumir a Secretaria. Candidata pelo PCdoB, recebeu 2.032 votos nas eleições de 2016, tornando-se a segunda candidata mais votada. Nas eleições de 2020 Marli foi a candidata mais votada no município para um posto na Câmara, com 621 votos, porém não foi eleita em função do quociente eleitoral, mas foi nomeada para ocupar o cargo de secretária do Esportes e Lazer e posteriormente de secretária da Educação na gestão de Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (MDB). 

Os números conquistados nas eleições deste dia 06 consolidam a trajetória de Marli como um dos principais nomes da história política toledana na atualidade.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias