Especialistas da Hoesp - Hospital Bom Jesus orientam sobre saúde respiratória e doenças virais na primavera


Foto: Divulgação - Hoesp - Hospital Bom Jesus

Com o início da primavera no último domingo, 22 de setembro, a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) - Hospital Bom Jesus alerta a população sobre os cuidados necessários com a saúde, já que a mudança de estação traz consigo riscos relacionados ao aumento das crises alérgicas respiratórias e à proliferação de doenças virais. 

Segundo o médico Cláudio Henrique, a maior polinização e o aumento da umidade favorecem a ocorrência de alergias respiratórias, que se manifestam principalmente por tosse, coriza, espirros e, em casos de bronquite asmática, chiado no peito e falta de ar.

Além das alergias, o médico destaca que essa época também é marcada pela proliferação de insetos, o que aumenta o risco de doenças transmitidas por vírus, como dengue, zika e chikungunya. Outro fator que agrava o quadro respiratório é a variação de temperatura e o ar seco, que ressecam as vias aéreas e facilitam a ação de patógenos como vírus e bactérias. "O excesso de umidade pode favorecer a proliferação de fungos e mofo, piorando as alergias respiratórias", explica o especialista.

Para minimizar os efeitos das crises alérgicas, o profissional da área de saúde recomenda evitar contato com agentes desencadeantes, como poeira, tapetes, cortinas e animais domésticos. Manter a casa limpa e arejada, além de lavar roupas guardadas e secá-las ao sol, são medidas essenciais. Em casos mais graves, é possível recorrer ao tratamento medicamentoso com sprays nasais e soro fisiológico, que hidratam as mucosas nasais, além de outros medicamentos para tratar as alergias.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias