Equipe de Transição de Mario Costenaro esclarece processo com a atual Administração Municipal


Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 23, a equipe de transição do prefeito eleito de Toledo, Mario Costenaro (Republicanos), emitiu uma nota esclarecendo o andamento do processo de transição com a atual administração do prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (PSD). A resposta veio após a publicação de uma matéria no site oficial do município, afirmando que a equipe de transição da atual gestão havia mantido a prestação de contas da Secretaria de Educação, mesmo sem a presença de representantes da nova administração. 

A equipe de Costenaro destacou que as reuniões mencionadas foram agendadas unilateralmente pela gestão de Lunitti, caracterizando-se como uma prestação de contas de sua administração, e não como parte do processo formal de transição. Além disso, ressaltaram que a transição de Governo no município é regulada pela Lei Municipal de Nº 2.226/2016, de autoria do próprio prefeito Beto Lunitti, e que a equipe de Costenaro tem cumprido rigorosamente as diretrizes estabelecidas.

A nota também reforçou que os documentos necessários para a transição já foram oficialmente solicitados e que, uma vez entregues, reuniões específicas serão agendadas entre as equipes para esclarecimentos e decisões. Segundo a equipe de Costenaro, o objetivo é garantir que a transição ocorra de forma cordial e republicana, seguindo as orientações do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Por outro lado, a atual gestão de Lunitti deu continuidade à apresentação do fluxo de atendimento dos serviços públicos das 14 Secretarias Municipais, com encontros programados até 19 de dezembro. Mesmo sem a participação dos representantes da nova administração, técnicos da Secretaria da Educação realizaram uma prestação de contas na terça-feira, 22, com todas as informações sendo registradas e disponibilizadas no Portal do Município.

O cronograma completo das reuniões de transição, organizado pela gestão Lunitti, inclui encontros com diversas Secretarias e órgãos municipais. Segundo matéria publicada no Portal do Município, o objetivo é garantir a continuidade dos serviços e a transparência das ações da administração pública. As reuniões previstas vão desde a Secretaria da Educação, que já está em andamento, até a Secretaria da Fazenda, com encontro marcado para o dia 19 de dezembro, próximo ao término do mandato atual.

Ambas as equipes destacaram a importância de manter um processo pacífico e transparente, assegurando que a transição de Governo em Toledo continue alinhada ao histórico de cordialidade que marca o município.

Confira abaixo a íntegra da nota da equipe de transição do prefeito eleito Mario Costenaro

A Equipe de Transição do prefeito eleito de Toledo, Mario Costenaro (Republicanos), vem a público esclarecer algumas informações em relação ao atual processo de transição.

Diante da matéria publicada no site oficial do Município Toledo dando conta de que a equipe de transição do atual prefeito não reeleito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (PSD), ter mantido a prestação de contas da Educação, mesmo sem a presença da equipe que representa a nova gestão, cabe informar à sociedade de Toledo que, como bem descrito na matéria, a agenda de reuniões descrita foi fixada unilateralmente pela atual administração, não se tratando, portanto, de reuniões de transição, mas sim de uma prestação de contas da gestão do prefeito Beto Lunitti.

Cabe esclarecer ainda que a transição de Governo no Município de Toledo é regulada pela Lei Municipal de Nº 2.226/2016, de autoria do próprio prefeito Beto Lunitti e a Equipe de Transição do Prefeito Eleito Mario Costenaro está cumprindo rigorosamente o descrito na referida Lei. Tanto é assim que todos os documentos necessários para viabilizar a transição de forma cordial e republicana foram solicitados oficialmente e tão logo sejam entregues, reuniões serão requisitadas e ajustadas entre as equipes de transição para eventuais esclarecimentos e tomada de decisões.

Portanto, as reuniões agendadas pela atual administração de maneira unilateral configuram-se, tão somente, uma mera prestação de contas de gestão, distante do que preconiza a legislação municipal e a orientação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná no que tange ao tema transição de governo.

O Município de Toledo tem um histórico de transições de governos pacíficas e cordiais e assim pretendemos que a atual também seja.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias