Cabaré Circense surpreende o público no Dia Nacional do Circo


Foto: Divulgação

Para quem acredita que os projetos de circo realizados na nossa rede municipal de ensino se resumem a pequenos truques e algumas piadas clássicas, definitivamente não conhece o trabalho que é desenvolvido pelo Circo da Alegria (Escola Municipal Anita Garibaldi) e pelo Circo da Magia (Escola Municipal Waldyr Luiz Becker) em Toledo. Além das apresentações realizadas durante o horário de aula dos alunos, o Cabaré Circense no picadeiro do Circo da Alegria fechou o Dia Nacional do Circo com chave de ouro na noite desta quarta-feira (27). 

A comunidade do Jardim Europa/América e demais integrantes da plateia prestigiaram o seu “Cirque du Soleil” (circo mais famoso do mundo) particular. A performance dos artistas arrancaram suspiros, gargalhadas, olhares atentos, muitas palmas e toda a emoção presente em uma apresentação profissional. 

O espetáculo ficou por conta do Nível III da equipe de rendimento do Circo da Alegria, sob a direção de Paula Bombonatto. Os artistas circenses do Circo Ático e do Circo da Magia integraram o elenco do cabaré como convidados. Acrobacias, saltos, coreografias muito bem executadas, malabares, bambolês, monociclos, tecido acrobático, contorcionismos e uma sincronia de luzes, sonoplastia e arte corporal estiveram fortemente presentes durante a noite. 

O Cabaré Circense também é espaço para experimentação, então alguns alunos tomaram a iniciativa de montar uma pequena apresentação e pediram para os coordenadores para apresentarem. 

A celebração do Dia do Circo contou com a presença da secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, que anunciou o início de uma nova instrutora de circo para agregar a equipe do Circo da Alegria e elogiou o trabalho realizado pelos instrutores do município. “Um dos melhores trabalhos de circo do país está aqui em Toledo, sem dúvida nenhuma”, frisou. 

O coordenador do Circo da Alegria, Dado Guerra, avaliou de forma positiva a celebração da data. “O Dia do Circo foi muito bom, porque comemorar essa data com os artistas sempre é importante, agora com o público faz toda a diferença. E quando a comunidade vem para o circo acompanhar o trabalho dos artistas locais, é algo impressionante, pois se a gente ganha a nossa comunidade, não é nada ganhar o mundo”, comentou sobre o valor de ganhar o respeito da comunidade local. “Esse respeito fez toda a diferença hoje, eu acho que foi espetaculoso viver esse momento com os pais, os amigos, pessoas de outros locais, vindo aqui no Circo da Alegria para realmente assistir, para prestigiar o show que foi encantador, então foi uma noite de muita alegria e de encantamento”, conclui Dado.

A professora Ângela Ritt (41) mora no Jardim Coopagro e atravessou a cidade para prestigiar o Cabaré e garante que não teve nenhum arrependimento. Ela falou de algumas das sensações que vivenciou durante o espetáculo. “Muita alegria, primeiro de tudo, pois foi muito engraçado, divertido e também emocionante. Deu até um pouquinho de medo em algumas circunstâncias que parecia que as pessoas poderiam até se machucar, mas nada acontecia. Então, foi muita empolgação. Eu acho que todo mundo tem que prestigiar. Talvez nem todas as pessoas de Toledo conheçam, é interessantíssimo, vale muito à pena prestigiar”, exaltou a professora. 

O venezuelano Aldo Altuve (40) também não conhecia o trabalho realizado e saiu muito empolgado da apresentação. Elogiou o Cabaré Circense e disse ser muito agradável ver as crianças participando e se divertindo. A filha de Aldo tem 14 anos e há dois dias começou as aulas de circo. Segundo ele, há dois dias que ela só fala do trabalho que é realizado ali e que pretende se tornar uma contorcionista. 

Concurso 

Outra atividade realizada pelo Circo da Alegria para marcar o Dia do Circo é a décima edição do concurso de “Desenho, Frases e Redação” com a temática voltada para o circo. O concurso envolveu os alunos da Escola Anita Garibaldi e trabalhou temas específicos para cada ano escolar. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão e expostos nas paredes do Circo da Alegria.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias