Atletas de Toledo se preparam para disputa dos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile


Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 01º de novembro, a cidade de Santiago, no Chile, será o centro da ginástica rítmica das Américas, com o início das competições nos Jogos Pan-Americanos. Entre os talentosos atletas brasileiros que representam o país, dois nomes se destacam e têm suas raízes na cidade de Toledo: Maria Eduarda Alexandre e Giovana da Silva Oliveira. Além disso, a experiente treinadora Solange Paludo, da equipe da Associação de Ginástica Toledana (AGITO), está a postos para orientar a Seleção Brasileira.

Para se adaptar ao clima e às condições do local, as atletas brasileiras desembarcaram na Vila Olímpica na última sexta-feira, 27 de outubro, e estão intensificando seus treinamentos até esta terça-feira, 31 de outubro.

As disputas da ginástica rítmica seguirão até o dia 04 de novembro, com Giovana da Silva Oliveira participando das competições de conjuntos e Maria Eduarda Alexandre buscando medalhas na categoria individual.

Solange Paludo, técnica individual, compartilhou suas expectativas para Maria Eduarda Alexandre. "A Maria Eduarda é uma ginasta muito dedicada, disciplinada e sabe onde quer chegar. Conseguiu uma vaga direta no Pan pelo seu desempenho na categoria júnior. Acredito que será uma das atletas mais jovens na competição de Ginástica Rítmica, mas apesar de sua pouca idade, ela está preparada para estar aqui e pronta para dar o seu melhor no palco internacional".

O destaque dado a Maria Eduarda é notável, considerando que ela tem apenas 16 anos de idade e já treina na modalidade há oito anos. Maria compartilhou. "Estou no segundo ano do ensino médio, quase terminando meus estudos. Comecei a treinar quando tinha oito anos".

Uma curiosidade revelada pela jovem atleta é sua preferência por um aparelho específico. "Gosto de todos os aparelhos, mas acho que o meu favorito é o arco", afirmou.

Os Jogos Pan-Americanos celebram sua 19ª edição este ano, reunindo atletas de 41 países em competições que se estenderão até o dia 05 de novembro. O Brasil participa com uma delegação recorde de 633 atletas, 263 oficiais de confederações e 124 oficiais do comitê, totalizando 1.020 pessoas.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias