Associação de Judô Ricardo Santos recebe reforço internacional para qualificar treinamento de judocas
O sensei Mulaza Carlos Pinto Panzo, ex-atleta de judô com experiência internacional, agora faz parte do time de técnicos da Associação de Pais e Amigos do Judô Ricardo dos Santos. Aos 37 anos, nascido em Angola, Carlos possui um currículo impressionante no esporte. Ele foi tricampeão nacional consecutivo em Angola, nos anos de 2014, 2015 e 2016, além de conquistar títulos em outros países, como na Argentina, e vários títulos interregionais em seu país natal. Essas conquistas o levaram a disputar seletivas para as Olimpíadas de Verão de 2016, no Rio de Janeiro-RJ. Após se mudar para o Brasil há quatro anos, Carlos inicialmente residiu no Estado de São Paulo, onde conquistou quatro títulos na Região Alta Paulista, antes de se transferir para Toledo em 2024.
Paulo Vanderlei Sanches, presidente da Associação de Pais e Amigos do Judô Ricardo Santos, destacou a importância da chegada do sensei Carlos, afirmando que ela visa elevar a qualidade do treinamento oferecido, tanto para os alunos quanto para os atletas de alto rendimento da academia. “Carlos foi um atleta da Seleção Angolana e disputou vários campeonatos em nível internacional e seletivas para Jogos Oímpicos. Nosso objetivo principal, além de investir na melhoria do desempenho e formação dos nossos atletas, é representar dignamente nossa cidade, levando o nome de Toledo para todo o estado e para o Brasil”, enfatizou Sanches.
A Associação também tem projetos sociais que promovem o judô como atividade esportiva e educativa. Um exemplo é a participação dos jovens judocas haitianos Nickenson Dormervil, faixa amarela (Sub-15, -60kg); Jean Saintervil, faixa azul (Sub-15, -55kg); e Binel Dormervil, faixa azul (Sub-13, +60kg), que integram o time de alto rendimento da Associação. Esses atletas, oriundos do projeto social, participarão do Meeting Interclubes de Judô, que ocorrerá de 01º a 30 de novembro em São José-SC, onde enfrentarão cerca de 1.500 competidores dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. “O projeto social tem por objetivo oferecer uma atividade saudável baseada na disciplina e respeito ao próximo e, ao mesmo tempo, buscar novos talentos para a modalidade”, comemora Sanches.
Está interessado em praticar judô? Conheça a escola da Associação Ricardo Santos de Toledo! Para mais informações, entre em contato pelo telefone (45) 9-9906-2131 (Clique para chamar no WhatsApp).
Casal de idosos de Toledo procura por cãozinho desaparecido na Vila Industrial