Chefe do NRE de Toledo fala sobre o ano letivo, investimentos, futuro, Olivo Beal, Covatti e Germano Rhoden


Foto: Toledo News

O chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, José Carlos Guimarães, visitou a redação do Portal Toledo News e concedeu uma entrevista a nossa equipe de reportagem. Ele fez uma avaliação do ano letivo de 2023 e traçou as perspectivas para 2024, além de ter mencionado os investimentos implementados na área de abrangência do NRE Toledo.

Em um dos trechos da conversa, o chefe do NRE avaliou o ano letivo de 2023. Para ele, o ano foi extremamente positivo com investimentos estruturais e em equipamentos em praticamente todas as unidades educacionais da área de abrangência do NRE Toledo, além de todo um trabalho para a capacitação dos professores e demais profissionais.

Para 2024, ele mencionou que a ideia é continuar investindo em estrutura, tecnologia e na capacitação dos profissionais e ainda seguir avançando em projetos como o Conhecendo o Mundo, o qual dá oportunidades de seis meses de intercâmbio no exterior para alunos da rede estadual de ensino.

José Carlos Guimarães também avaliou os três primeiros anos do modelo de escolas cívico-militares. Atualmente, Toledo contra com três Colégios cívico militares, sendo eles: Jardim Maracanã, Novo Horizonte e Antônio José Reis, além de outros dois em Palotina, dois em Marechal Cândido Rondon e um em Guaíra, todos que também fazem parte do NRE Toledo.

Para o gestor, o modelo tem sido muito benéfico para a educação local, com destaque para melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) já no primeiro ano, além de ser um modelo que libera o diretor pedagógico para cuidar de situações mais relacionadas ao ensino e toda a sua metodologia.

A partir do ano letivo de 2024, Toledo também contará com o Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego seguindo o modelo cívico-militar.

O chefe do NRE ainda comentou a situação do Colégio Estadual Irmão Germano Rhoden, na Vila Paulista. A instituição funciona em um prédio compartilhado com a Escola Municipal Carlos João Treis há 30 anos.

Recentemente a Prefeitura solicitou o prédio, pois pretende utilizá-lo para suprir a demanda pelo ensino em tempo integral no Município.

Conforme o gestor, a ideia vinha sendo debatida há algum tempo e os alunos do Colégio Estadual Irmão Germano Rhoden serão realocados para o Colégio Estadual Senador Attílio Fontana, que fica há uma distância de aproximadamente 700 metros. Conforme José Carlos, o Colégio Attílio Fontana possui uma estrutura ampla e atenderá toda a demanda, também com o ensino integral. Ele afirmou que os alunos da Educação  de Jovens e Adultos (EJA) também serão atendidos no Attílio Fontana.

Por fim, o gestor comentou a situação do Colégio Estadual Esperança Favaretto Covatti, no Jardim Bressan, interditado por conta de problemas estruturais. Uma das estruturas da unidade escolar foi demolida recentemente, mas o NRE ainda não definiu se irá construir um novo Colégio no espaço ou se optará pela construção de uma unidade escolar mais ampla em outro espaço, abrangendo também bairros e loteamentos próximos.

Conforme Guimarães, a dificuldade nesse sentido é encontrar um terreno amplo para construir uma escola com vagas para até 1.500 alunos.

Em 2024 os alunos do Colégio Estadual Esperança Favaretto Covatti seguirão estudando nas dependências do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja). O espaço será destinado todo ao Colégio nos períodos da manhã e tarde e a noite ficará disponível para os alunos do Ceebja.

Confira a entrevista com José Carlos Guimarães na íntegra no vídeo abaixo

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias